FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 11

Ciências da Natureza / Química / Oxirredução / Número de Oxidação (Nox)
Um bafômetro é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica em uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmões. A concentração de álcool no hálito das pessoas está relacionada com a quantidade de álcool presente no seu sangue dado o processo de troca que ocorre nos pulmões; isso se deve ao fato do etanol ser totalmente solúvel em água. O motorista deve assoprar com força no canudinho, que conduzirá o ar de seus pulmões para um analisador contendo uma solução ácida de dicromato de potássio. No bafômetro ocorre a reação conforme mostra a equação:
Na reação que ocorre no bafômetro, apresentada no texto, o etanol é oxidado a ácido acético e o crômio, inicialmente presente no ânion dicromato, amarelo-alaranjado, é reduzido ao íon crômio (III), de cor verde. Medindo a alteração da intensidade de cor da solução, é possível estimar o nível de álcool no sangue do motorista.
Os números de oxidação do crômio nos íons CrO42–, Cr3+ e do carbono ligado à hidroxila no etanol são, respectivamente,
a) +6, +3 e –1
b) +8, 0 e +4
c) +3, 0 e –2
d) +2, +3 e –1 
e) +6, +3 e 0

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 6
Você está cozinhando batatas e fazendo carne grelhada, tudo em fogo baixo, num fogão a gás. Se você passar as duas bocas do fogão para fogo alto, o que acontecerá com o tempo de preparo? a) Diminuirá para os dois alimentos b) Diminuirá para a carne e aumentará para as batatas c) Não será afetado d) Diminuirá para as batatas e não será afetado para a carne e) Diminuirá para a carne e permanecerá o mesmo para as batatas.
FUVEST 2014 – Questão 29
A aparelhagem esquematizada na figura abaixo pode ser utilizada para identificar gases ou vapores produzidos em transformações químicas. No frasco 1, cristais azuis de CoCl2 anidro adquirem coloração rosa em contato com vapor d’água. No...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 18
Escolha a alternativa cujo verbo emprega o sufixo –ing de forma diferente daquela usada em “fighting”. a) choosing. b) looking. c) leaning. d) roughing. e) hunting.
FGV Economia 2011 – Questão 120
A monocloração do composto orgânico de nome químico metilbutano pode gerar X compostos orgânicos diferentes. Considerando que os isômeros ópticos são compostos distintos, X é igual a a) 3. b) 4. c) 5. d) 6. e) 7.
Base dudow 2000 – Questão 56
Um atleta realizou a prova dos 100m rasos em 9,8 segundos. Pego no exame antidoping, admitiu ter ingerido 0,05g de um medicamento proibido. Admitindo-se que 20% da droga foi metabolizado pelo organismo e o restante excretado em 500 mL da urina, a velocidade média desenvolvida pelo velocista, em km/h, e a concentração da substância proibida na sua urina, em ppm, são, respectivamente: a) 10,2 e 0,08. b) 10,2 e 80. c) 36,7 e 0,08. d) 36,7 e 80. e) 5,1 e 8,0