FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 48

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
        José da Silva havia enriquecido no contrabando dos negros da África e fora sempre mais ou menos perseguido e malquisto pelo povo do Pará; até que, um belo dia, se levantou contra ele a própria escravatura, que o teria exterminado, se uma das suas escravas mais moças, por nome Domingas, não o prevenisse a tempo. Logrou passar incólume ao Maranhão, não sem pena de abandonar seus haveres e risco de cair em novos ódios, que esta província, como vizinha e tributária do comércio da outra, sustentava instigada pelo Farol contra os brasileiros adotivos e contra os portugueses. Todavia, conseguiu sempre salvar algum ouro; metal que naquele bom tempo corria abundante por todo o Brasil e que mais tarde a Guerra do Paraguai tinha de transformar em condecorações e fumaça.
A fuga fizeram eles, senhor e escrava, a pé, por maus caminhos, atravessando os sertões. [...] Foram dar com os ossos no Rosário. O contrabandista arranjou-se o melhor que pôde com a escrava que lhe restava, e, mais tarde, no lugar denominado São Brás, veio a comprar uma fazendola, onde cultivou café, algodão, tabaco e arroz.
Depois de vários abortos, Domingas deu à luz um filho de José da Silva. Chamou-se o vigário da freguesia e, no ato do batismo da criança, esta, como a mãe, receberam solenemente a carta de alforria.
Essa criança era Raimundo.
Na capital, entretanto, acalmavam-se os ânimos. José prosperou rapidamente no Rosário; cercou a amante e o filho de cuidados; relacionou-se com a vizinhança, criou amizades, e, no fim de pouco tempo, recebia em casamento a Sra. D. Quitéria Inocência de Freitas Santiago, viúva, brasileira rica, de muita religião e escrúpulos de sangue, e para quem um escravo não era um homem, e o fato de não ser branco constituía só por si um crime.
Foi uma fera! A suas mãos, ou por ordem dela, vários escravos sucumbiram ao relho, ao tronco, à fome, à sede, e ao ferro em brasa. Mas nunca deixou de ser devota, cheia de superstições; tinha uma capela na fazenda, onde a escravatura, todas as noites, com as mãos inchadas pelos bolos, ou as costas lanhadas pelo chicote, entoava súplicas à Virgem Santíssima, mãe dos infelizes.
Ao lado da capela, o cemitério das suas vítimas.
 
(Aluísio Azevedo, O Mulato.)
Para responder a esta questão, considere a seguinte passagem do texto e as afirmações nela fundamentadas.
Foi uma fera! a suas mãos, ou por ordem dela, vários escravos sucumbiram ao relho, ao tronco, à fome, à sede, e ao ferro em brasa. Mas nunca deixou de ser devota, cheia de superstições; tinha uma capela na fazenda, onde a escravatura, todas as noites, com as mãos inchadas pelos bolos, ou as costas lanhadas pelo chicote, entoava súplicas à Virgem Santíssima, mãe dos infelizes.
Ao lado da capela, o cemitério das suas vítimas.
I. As expressões destacadas expressam circunstâncias, respectivamente, de meio e de lugar.
II. A exemplo do que ocorre nessa passagem, a palavra onde também está empregada em consonância com a norma culta em – Fizeram uma proposta, onde todos nós concordamos com ela.
III. Na frase – costas lanhadas pelo chicote – a expressão destacada indica o instrumento da ação.
IV. Na última frase dessa passagem, a vírgula sinaliza a omissão de uma palavra, no caso, o verbo.
Está correto o que se afirma em
a) I e III, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 40
Aponte a alternativa em que houve erro no emprego da palavra destacada. a) O mocinho sempre chega no momento azado. b) O comandante, ao saber da derrota, dirigiu-se aos soldados com o semblante torvo. c) O ignorante é incipiente; o principiante, insipiente. d) A cidade estava infestada de pernilongos. e) O acidentado apresentava fratura no esterno e no crânio.
FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 19
Os números reais x e y são tais que y=2x2+5x-31-5x. Nessas condições, tem-se y < 0 se, e somente se, x satisfizer a condição a) -3<x<-12 ou x>-15 b) -3<x<12 ou x>15 c) -3<x<15 ou x>12 d) 15<x<12 ou x>3 e) x<-3 ou 15<x<12
Base dudow 2000 – Questão 65
Indique a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas das frases a seguir, de acordo com a norma culta. ...
Base dudow 2000 – Questão 30
Identifique a alternativa em que o verbo destacado não é de ligação. a) A criança estava com fome. b) Pedro parece adoentado. c) Ele tem andado confuso. d) A jovem continua sonhadora. e) Ficou em casa o dia todo.
Base dudow 2000 – Questão 16
Há no texto várias palavras e expressões ligadas à chuva, como toró, água, (pesadelo) molhado, aguaceiro. Ao empregá-las, o autor procurou: ...