FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 47

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
        José da Silva havia enriquecido no contrabando dos negros da África e fora sempre mais ou menos perseguido e malquisto pelo povo do Pará; até que, um belo dia, se levantou contra ele a própria escravatura, que o teria exterminado, se uma das suas escravas mais moças, por nome Domingas, não o prevenisse a tempo. Logrou passar incólume ao Maranhão, não sem pena de abandonar seus haveres e risco de cair em novos ódios, que esta província, como vizinha e tributária do comércio da outra, sustentava instigada pelo Farol contra os brasileiros adotivos e contra os portugueses. Todavia, conseguiu sempre salvar algum ouro; metal que naquele bom tempo corria abundante por todo o Brasil e que mais tarde a Guerra do Paraguai tinha de transformar em condecorações e fumaça.
A fuga fizeram eles, senhor e escrava, a pé, por maus caminhos, atravessando os sertões. [...] Foram dar com os ossos no Rosário. O contrabandista arranjou-se o melhor que pôde com a escrava que lhe restava, e, mais tarde, no lugar denominado São Brás, veio a comprar uma fazendola, onde cultivou café, algodão, tabaco e arroz.
Depois de vários abortos, Domingas deu à luz um filho de José da Silva. Chamou-se o vigário da freguesia e, no ato do batismo da criança, esta, como a mãe, receberam solenemente a carta de alforria.
Essa criança era Raimundo.
Na capital, entretanto, acalmavam-se os ânimos. José prosperou rapidamente no Rosário; cercou a amante e o filho de cuidados; relacionou-se com a vizinhança, criou amizades, e, no fim de pouco tempo, recebia em casamento a Sra. D. Quitéria Inocência de Freitas Santiago, viúva, brasileira rica, de muita religião e escrúpulos de sangue, e para quem um escravo não era um homem, e o fato de não ser branco constituía só por si um crime.
Foi uma fera! A suas mãos, ou por ordem dela, vários escravos sucumbiram ao relho, ao tronco, à fome, à sede, e ao ferro em brasa. Mas nunca deixou de ser devota, cheia de superstições; tinha uma capela na fazenda, onde a escravatura, todas as noites, com as mãos inchadas pelos bolos, ou as costas lanhadas pelo chicote, entoava súplicas à Virgem Santíssima, mãe dos infelizes.
Ao lado da capela, o cemitério das suas vítimas.
 
(Aluísio Azevedo, O Mulato.)
Para responder a esta questão, atenha-se ao 1.o parágrafo e considere as afirmações que seguem.
I. A escolha do tempo verbal em – havia enriquecido – e – fora – indica que essas ações precederam a indicada em – levantou.
II. O tempo verbal em – teria exterminado – indica que a ação não ocorreu, apesar de ter sido possível.
III. A oração – se uma das suas escravas mais moças por nome Domingas não o prevenisse a tempo – informa, no contexto, circunstância de modo em relação à passagem que a antecede.
IV. O sentido da passagem – Todavia, conseguiu sempre salvar algum ouro – não se altera com o emprego de contudo em lugar de todavia.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) II e III.
c) I, III e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 37
Certas lagoas temporárias da caatinga são formadas nos períodos das chuvas. Nelas há os “peixes das nuvens”, nome dado porque seus ovos, resistentes à seca, eclodem no período das chuvas. Esses peixes anuais são pequenos e estão ajustados...
Base dudow 2000 – Questão 37
Indique a opção que preenche corretamente todas as lacunas das frases. I – Na última ___________ do grêmio, o orador foi brilhante. II – Comprei os livros na ______________ de brinquedos. III – Solicitamos ao diretor a ___________ de duas salas. a) Sessão, seção, cessão. b) Seção, cessão, sessão. c) Cessão, seção, sessão. d) Sessão, cessão, seção. e) Seção, sessão, cessão.
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 32
Os minerais, extraídos da crosta terrestre e transformados industrialmente em metais, pedras e outros componentes, estão entre as principais matérias-primas utilizadas economicamente pela sociedade. Assinale a alternativa que contenha, correta e respectivamente: um metal, o minério do qual pode ser extraído e a forma de sua utilização pela indústria. a) b) c) d) e)
FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 13
De acordo com o texto, não fosse venenoso, o algodão poderia ser considerado um alimento a) terrível. b) extraordinário. c) de baixo teor proteico. d) amargo. e) difícil de ser ingerido. #next_pages_container { width: 5px; hight: 5px; position: absolute; top: -100px; left: -100px; z-index: 2147483647 !important; } #next_pages_container { width: 5px; hight: 5px; position: absolute; top: -100px; left: -100px; z-index: 2147483647 !important; }
FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 38
Na Califórnia surgiram minúsculos insetos, originários do Oriente Médio, que se tornaram uma praga; eles estão destruindo centenas de plantas, causando problemas ambientais que os cientistas americanos não conseguem controlar. O que pode...