FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 4

Ciências Humanas / História / Revolução Industrial / Consequências
O movimento ludista e o cartismo foram respectivamente:
a) uma reação de defesa dos trabalhadores franceses que foram aprisionados pelos alemães na guerra franco-prussiana; e uma ação pacífica em defesa dos trabalhadores irlandeses explorados pelos ingleses.
b) uma reação da camada operária inglesa, quebrando máquinas, pois as identificavam como causadoras de desemprego; e uma das primeiras tentativas de organização da classe operária através de reivindicaçõescontidas na “Carta do Povo”.
c) um movimento operário inglês, que reivindicava melhores condições de trabalho através da introdução de máquinas; e um movimento operário que defendia um governo socialista.
d) uma ação isolada de trabalhadores ingleses que, influenciados por Karl Marx, reivindicavam a introdução das máquinas; e um movimento de trabalhadores escoceses que defendiam o fim da servidão em seu território.
e) um movimento, liderado por Willian Ludd, que defendia melhores condições de trabalho; e uma reação liderada por Lord Strangford em defesa de 8 horas de trabalho, por meio da “Carta do Povo”
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 80
TEXTO I ...
Base dudow 2000 – Questão 37
Sobre o conjunto de idéias que marcou o Renascimento é correto afirmar que: ...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 12
O biodiesel praticamente não contém enxofre em sua composição. Devido a esse fato, sua combustão apresenta vantagens em relação à do diesel do petróleo, no que diz respeito ao fenômeno a) da chuva ácida. b) da destruição da camada de ozônio. c) do efeito estufa. d) da inversão térmica. e) do efeito tyndall.
Base dudow 2000 – Questão 53
A charge acima se refere ao processo da Independência do Brasil, na primeira metade do século XIX, e representa: ...
Base dudow 2000 – Questão 66
(STORNI, 1927. In: LEMOS, Renato. Uma história do Brasil através da caricatura. Rio de Janeiro: Bom Texto, Letras e Expressões, 2001.) ...