FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 39

Ciências da Natureza / Biologia / Ação Gênica / Síntese de Proteínas
 Os códons são modelos propostos pelos bioquímicos para representar o código genético. São constituídos por três bases nitrogenadas no RNA, e cada uma delas é representada por uma letra:
 
A = adenina    U = uracila    C = citosina    G = guanina
 
O modelo para o códon
a) poderia ter duas letras, uma vez que o número de aminoácidos é igual a oito.
b) é universal, porque mais de uma trinca de bases pode codificar um mesmo aminoácido.
c) é degenerado, porque mais de um códon pode codificar um mesmo aminoácido.
d) é específico, porque vários aminoácidos podem ser codificados pelo mesmo códon.
e) é variável, uma vez que aminoácidos diferentes são codificados pelo mesmo códon.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 51
Quando uma pessoa prende um dedo em uma porta, ela reage imediatamente por meio de um reflexo. Neste reflexo, o neurônio efetuador leva o impulso nervoso para: a) o encéfalo. b) os músculos extensores do braço. c) os músculos flexores do braço. d) a medula espinhal. e) as terminações nervosas da mão.
Base dudow 2000 – Questão 45
O fenômeno que caracteriza o início do processo de neurulação nos cordados é a: a) formação do arquêntero. b) cavitação da mórula. c) formação do blastóporo. d) formação da notocorda. e) formação da placa neural.
Base dudow 2000 – Questão 43
A observação do desenho a seguir nos permite concluir que, na passagem do impulso nervoso pelas sinapses, ocorre: a) a liberação de mediadores químicos ou de neurormônios. b) o contato direto do axônio de uma célula com os dendritos de outra célula. c) o fenômeno da bomba de sódio e potássio entre as células. d) a troca de cargas elétricas ao nível das sinapses. e) o envolvimento da bainha de mielina, que atua como um isolante elétrico.
UFRGS - Biologia 2011 – Questão 6
A fotossíntese consiste em um processo metabólico pelo qual a energia da luz solar é utilizada na conversão de dióxido de carbono e de água em carboidratos e oxigênio. Com relação a esse processo, considere as seguintes afirmações. ...
UFRGS - Biologia 2011 – Questão 4
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Os ______ encontram-se nos centros organizadores de ______ da maioria dos eucariontes e estão envolvidos na formação do fuso mitótico. a) ribossomos - microfilamentos b) lisossomos - filamentos intermediários c) centríolos - microtúbulos d) ribossomos - filamentos intermediários e) centríolos - microfilamentos