FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 35

Ciências Humanas / Geografia / A Industrialização Brasileira / Concentração e Desconcentração Industrial
 Analise o gráfico para responder à questão.
 
Brasil: Participação da força de trabalho industrial nas regiões (%)
(IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
 
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre o contexto econômico nacional permitem afirmar que:
 
a) a globalização econômica e a abertura dos mercados brasileiros às importações industriais reduziram o mercado de trabalho no Sudeste.
b) a internacionalização da economia a partir da década de 1970 foi um fator determinante para a estagnação do mercado de trabalho nas regiões Sudeste e Nordeste.
c) a abertura das fronteiras agrícolas para as áreas centrais do país reduziu os investimentos industriais e, portanto, a demanda de trabalhadores.
d) a descentralização industrial promovida pelas políticas do Estado exerceu forte influência sobre o remanejamento da produção e do emprego.
e) as sucessivas crises econômicas durante os anos de 1980 e 90 foram responsáveis pela migração do emprego do Sudeste para outras regiões brasileiras.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 46
Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial, o Brasil tem reiterado seu objetivo de desenvolver com a China uma relação comercial menos assimétrica. Os números revelam com clareza a...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 12
O biodiesel praticamente não contém enxofre em sua composição. Devido a esse fato, sua combustão apresenta vantagens em relação à do diesel do petróleo, no que diz respeito ao fenômeno a) da chuva ácida. b) da destruição da camada de ozônio. c) do efeito estufa. d) da inversão térmica. e) do efeito tyndall.
UERJ 2011 – Questão 52
Evolução da taxa de mortalidade infantil no Brasil e nas regiões Nordeste e Sudeste ...
Base dudow 2000 – Questão 7
Relacionam-se às viagens marítimas europeias dos séculos XV e XVI, exceto: a) o desenvolvimento de técnicas náuticas; b) o estabelecimento de novas rotas comerciais; c) o enfraquecimento dos Estados absolutistas; d) a implantação das práticas mercantilistas; e) a navegação pelo Oceano Atlântico.
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2014 – Questão 4
Existe uma cultura política que domina o sistema e é fundamental para entender o conservadorismo brasileiro. Há um argumento, partilhado pela direita e pela esquerda, de que a sociedade brasileira é conservadora. Isso legitimou o conservadorismo...