FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 45

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Verbo
O mundo já dispõe de informação e tecnologia para resolver a maioria dos problemas enfrentados pelos países pobres, mas falta implementar esse conhecimento na escala necessária. Foi a partir desse pressuposto que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou no Brasil o Projeto do Milênio das Nações Unidas. A novidade propõe um conjunto de ações práticas para que o mundo alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015, abrangendo áreas como renda, educação, saúde, meio ambiente.
“Uma grande mudança nas políticas globais é necessária em 2005, para que os países mais pobres do mundo avancem para alcançar os Objetivos”, alerta o projeto. Se forem alcançados, mais de 500 milhões de pessoas sairão da pobreza e 250 milhões não passarão mais fome.
O relatório do Projeto recomenda que cada país mapeie as principais dimensões da extrema pobreza e faça um plano de ação, incluindo os investimentos públicos necessários. Recomenda também que os governos trabalhem ativamente com todos os segmentos, particularmente com a sociedade civil organizada e o setor privado.
“Este triunfo do espírito humano nos dá a esperança e a confiança de que a extrema pobreza pode ser reduzida pela metade até o ano de 2015, e até mesmo eliminada totalmente nos próximos anos. A comunidade mundial dispõe de tecnologias, políticas, recursos financeiros e, o mais importante, coragem e compaixão humana para fazer isso acontecer”, diz o coordenador no prefácio do relatório.
(Texto adaptado da revista
Fórum número 24, de 2005)
Assinale a alternativa em que a passagem do texto, em sua nova versão, apresenta-se redigida de acordo com a norma culta.
a) Não fora este triunfo do espírito humano, não haveria esperança de que a extrema pobreza pudesse ser eliminada, tampouco reduzida.
b) Recomendou-se, no relatório do Projeto que cada país mapeiasse as principais dimensões da extrema pobreza e fizesse um plano de ação.
c) “Necessitam-se de grandes mudanças nas políticas globais em 2005, afim de que os países mais pobres do mundo avancem para alcançar os Objetivos”, alerta o projeto.
d) É possível se ter esperança e confiar, de que a pobreza poderá ser reduzida e, inclusive eliminada.
e) Diz o coordenador no prefácio do relatório, que: para fazer com que isso acontecesse, era preciso que a comunidade mundial disponha de coragem e compaixão humana.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 23
Sejam a matriz A=3-1xy, em que x e y são números reais, e I2 a matriz identidade de ordem 2. Se A2 = I2, então o valor do módulo de xy é a) 0. b) 8. c) 10. d) 16. e) 24.
Base dudow 2000 – Questão 10
Na frase “Temos presenciado, neste país, um aumento considerável de loucos”, as vírgulas são empregadas para destacar um termo deslocado, como na frase: ...
Base dudow 2000 – Questão 16
Em qual das sentenças a seguir NÃO HÁ ERRO quanto à concordância e à regência verbal? ...
Base dudow 2000 – Questão 65
Indique a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas das frases a seguir, de acordo com a norma culta. ...
FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 43
Observe o gráfico para responder à questão. ...