FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 34

Ciências Humanas / Geografia / Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil / Principais elementos naturais
 Observe o mapa que apresenta os domínios morfoclimáticos do Brasil.
 
(Aziz Nacib Ab’Saber)
 
Comparando-se os domínios morfoclimáticos X e Y, pode-se afirmar que apresentam
a) características naturais distintas, pois em X o clima é mais úmido que em Y, mas em ambos a organização econômica do espaço é semelhante.
b) aspectos naturais (como relevo e hidrografia) semelhantes, mas em termos demográficos, na área Y a população local é mais carente de recursos.
c) paisagens diferentes, pois em X ocorrem serras recobertas de florestas enquanto que em Y o relevo é mais modesto, mas em ambas são visíveis as construções humanas.
d) aspectos climatobotânicos semelhantes, principalmente no que se refere ao clima tropical, mas são diferentes quanto ao aproveitamento econômico do espaço.
e) características distintas sobre o aspecto natural, mas semelhantes em relação ao quadro demográfico e econômico, pois em ambas ocorrem movimentos como o êxodo rural.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 5
Em 1907 foi realizado o primeiro levantamento geral da indústria no Brasil, indicando a existência de 3 258 empresas. Treze anos mais tarde, o Censo Industrial apontava a existência de 13 336 empresas. ...
FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 41
Considerando-se os vários tipos de transmissão das doenças, foram feitas as seguintes afirmações: ...
FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 33
Considere as afirmações a seguir sobre o Protocolo de Kyoto. ...
UERJ 2012 – Questão 51
Uma das mais promissoras formas de geração de energia é a solar, por ser limpa e renovável. Contudo, sua disponibilidade não é homogênea, já que alguns fatores naturais possibilitam maior produção desse tipo de energia em determinados...
Base dudow 2000 – Questão 38
A cobertura vegetal reflete consideravelmente as condições climáticas ambientais. Observe a figura a seguir a assinale o tipo climático que deve dominar na área esquematicamente apresentada. a) clima temperado oceânico b) clima temperado continental c) clima microtérmico úmido d) clima subtropical e) clima quente e úmido