FAMERP 2017 – Questão 63

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo
Leia o trecho do romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, para questão responder a questão.
 
Junto dela pôs-se a trabalhar a Leocádia, mulher de um ferreiro chamado Bruno, portuguesa pequena e socada, de carnes duras, com uma fama terrível de leviana entre suas vizinhas.
Seguia-se a Paula, uma cabocla velha, meio idiota, a quem respeitavam todos pelas virtudes de que só ela dispunha para benzer erisipelas e cortar febres por meio de rezas e feitiçarias. Era extremamente feia, grossa, triste, com olhos desvairados, dentes cortados à navalha, formando ponta, como dentes de cão, cabelos lisos, escorridos e ainda retintos apesar da idade. Chamavam-lhe “Bruxa”.
Depois seguiam-se a Marciana e mais a sua filha Florinda. A primeira, mulata antiga, muito séria e asseada em exagero: a sua casa estava sempre úmida das consecutivas lavagens. Em lhe apanhando o mau humor punha-se logo a espanar, a varrer febrilmente, e, quando a raiva era grande, corria a buscar um balde de água e descarregava-o com fúria pelo chão da sala. A filha tinha quinze anos, a pele de um moreno quente, beiços sensuais, bonitos dentes, olhos luxuriosos de macaca. Toda ela estava a pedir homem, mas sustentava ainda a sua virgindade e não cedia, nem à mão de Deus Padre, aos rogos de João Romão, que a desejava apanhar a troco de pequenas concessões na medida e no peso das compras que Florinda fazia diariamente à venda.
(O cortiço, 2007.)
Uma relação correta entre o trecho apresentado e o movimento literário em que O cortiço está inserido é:
a) a referência cuidadosa e delicada à sexualidade dos personagens é parte de um esforço, típico do Realismo, para apresentar o ser humano em sua totalidade sem sobrecarregar um de seus aspectos.
b) a caracterização dos personagens como indivíduos únicos e isolados da coletividade, deixando em segundo plano suas relações sociais, é um traço típico do Naturalismo.
c) a preferência dos personagens pela razão e seu desprezo pela fé, em uma estratégia para valorizar a ciência e a objetividade e desvalorizar a religião, são características do Realismo.
d) a valorização da vida perto da natureza, com personagens que abrem mão dos métodos e dos objetos frutos da tecnologia para se ligarem à tranquilidade de uma vida sem máquinas, é uma característica do Naturalismo.
e) a descrição das características vulgares dos personagens e a frequente associação entre homens e animais, que ajudam a estabelecer uma concepção biológica do mundo, são características do Naturalismo.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 12
Marque a alternativa INCORRETA com relação aos temas e atitudes do Naturalismo. a) O Naturalismo vê o homem como um animal, escravizado pelos instintos. b) A hereditariedade era uma das teses científicas abraçadas por esse estilo. c) Apesar dos problemas que focaliza, o autor naturalista oferece uma visão otimista e tranquila. d) A sensualidade é outro aspecto marcante do romance naturalista. e) As personagens são com frequência pessoas grosseiras de aparência e atitude.
FAMERP 2022 – Questão 70
Uma pessoa tocou os polos da bateria de um automóvel, que possui uma diferença de potencial de 12 V, com as duas mãos, uma em cada polo. Considerando que, nessa situação, a resistência elétrica entre as mãos da pessoa seja igual a 4,0 k, a corrente elétrica que percorre o corpo da pessoa terá intensidade igual a a) 4,5 mA. b) 6,0 mA. c) 1,5 mA. d) 3,0 mA. e) 1,0 mA.
FAMERP 2016 – Questão 14
A poluição de propriedades de criação de patos, perto da Baía de Moriches, adiciona nitrogênio e fósforo às águas costeiras de Long Island, Nova Iorque. Para investigar qual nutriente favorece o crescimento do fitoplâncton (Nannochloris...
Base dudow 2000 – Questão 70
A subjetividade humana é retratada numa dimensão peculiar no período literário denominado Naturalismo. O amor, por exemplo: a) constitui um sentimento puro, impossível de ser atingido. b) está determinado por forças que levam ao sofrimento. c) leva o ser humano à escravidão. d) resulta do anseio de prazer ou da necessidade biológica. e) constitui o verdadeiro espelho da alma.
FAMERP 2016 – Questão 17
Espinhos são encontrados em certas variedades de limoeiros e acúleos são encontrados nas roseiras. É correto afirmar que, nas plantas, ...