FAMERP 2016 – Questão 69

Linguagens / Literatura / Romantismo
Se eu morresse amanhã!
 
Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!
 
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!
 
Que sol! que céu azul! que doce n’alva
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito,
Se eu morresse amanhã!
 
Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã…
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!
(Lira dos vinte anos, 2000.)
O poema apresenta características que permitem situá-lo a) na segunda fase do Romantismo, pela presença de sentimentos extremos e do culto à morte.
b) no Parnasianismo, devido à defesa e utilização de formas clássicas com ambição à perfeição.
c) no Modernismo, devido ao rompimento com os modelos formais tradicionais da poesia clássica e romântica.
d) na primeira fase do Romantismo, preocupada com a definição da sociedade brasileira a partir dos traços físicos e emocionais de seus indivíduos.
e) no Classicismo, interessado no equilíbrio formal, associado à temperança dos sentimentos e das ações.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 29
O esquecimento descrito pelo eu lírico: a) decorre do seu sentimento de perda e de saudade. b) é fruto dos seus sonhos, incompatíveis com a realidade. c) torna-o ciente de que sua agonia está por findar. d) traduz a esperança, pelo jogo de cores remetendo à claridade. e) mostra o amor como intenso e indesejável.
Base dudow 2000 – Questão 28
"Deus! Oh, Deus! Onde estás que não respondes? Em que mundo, em qu'estrelas tu t'escondes Embuçado nos céus? Há dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde então corre o infinito... Onde estás senhor Deus?..." ...
FAMERP 2021 – Questão 8
Depreende-se do texto que a) os políticos são necessariamente corruptos. b) a ciência e a tecnologia são ambivalentes. c) os cientistas e os tecnólogos são necessariamente corruptos. d) os políticos corromperam a tecnologia. e) as pessoas superestimam o potencial destrutivo da ciência.
FAMERP 2017 – Questão 13
Um homem do grupo sanguíneo AB e Rh negativo casa-se com uma mulher do grupo sanguíneo O e Rh positivo homozigoto. Os grupos sanguíneos dos descendentes desse casal podem ser a) A ou AB, podendo ser Rh positivo ou Rh negativo. b) A ou B, todos Rh negativo. c) A ou B, todos Rh positivo. d) A, B ou O, todos Rh negativo. e) A, B ou AB, todos Rh negativo.
FAMERP 2015 – Questão 31
Lavar a louça, por 15 minutos, com a torneira meio aberta, consome 120 litros de água. (http://site.sabesp.com.br) Na situação descrita, o volume aproximado de água que flui pela torneira por unidade de tempo, em unidades pertencentes ao Sistema Internacional de Unidades (SI), é a) 8,00 x 10–3m3/s. b) 1,33 x 10–2m3/min. c) 8,00 x 10 cm3/s. d) 1,33 x 10–4m3/s. e) 1,33 x 102cm3/min.