FAMERP 2015 – Questão 56

Ciências da Natureza / Química / Propriedades da Matéria / Propriedades Gerais, Funcionais e Específicas
Para realização de certa atividade experimental, os alunos de uma turma foram organizados em cinco grupos. Cada grupo recebeu uma amostra de um metal que deveria ser identificado e, por isso, os grupos deveriam calcular sua densidade a partir dos valores de massa, determinados em uma balança, e de volume, determinados por meio do deslocamento do volume de água contida em uma proveta.
As cinco amostras recebidas pelos grupos apresentavam-se com as superfícies polidas e suas características são indicadas na tabela.
 
 
Após constatar que os grupos identificaram corretamente os metais, o professor fez as seguintes observações:
• O metal do grupo 1 tinha coloração avermelhada.
• O metal do grupo 2 tinha menor densidade dentre os metais do experimento.
• O metal do grupo 3 tinha massa = 39,5 g e a proveta utilizada por esse grupo tinha volume de 25 mL com água e de 30 mL com água mais amostra.
• O metal do grupo 4 tinha maior densidade que o do grupo 5.
A amostra recebida pelo grupo 5 foi a do metal
a) cobre.
b) zinco.
c) chumbo.
d) ferro.
e) alumínio.
Esta questão recebeu 6 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 55
Os nomes dos processos I, II e III, representados pelo fluxograma acima e referentes à separação dos componentes da mistura, são, respectivamente: a) decantação, centrifugação e filtração. b) filtração, separação magnética e destilação. c) separação magnética, filtração e destilação. d) cristalização, decantação e centrifugação. e) separação magnética, decantação e filtração.
Base dudow 2000 – Questão 6
O volume ocupado por certa massa de um gás é: ...
UERJ 2013 – Questão 31
Em um reservatório contendo água com pH igual a 7, houve um descarte acidental de ácido sulfúrico. Em seguida, foi adicionada uma determinada substância de caráter básico, em quantidade suficiente para neutralizar a acidez. O gráfico que representa o comportamento do pH durante esse processo é: a) b) c) d)
Base dudow 2000 – Questão 32
As curvas de pressão de vapor, em função da temperatura, para um solvente puro, uma solução concentrada e uma solução diluída são apresentadas na figura abaixo. Considerando que as soluções foram preparadas com o mesmo soluto não volátil, pode-se afirmar que as curvas do solvente puro, da solução concentrada e da solução diluída são, respectivamente, a) I, II e III. b) I, III e II. c) II, III e I. d) II, I e III. e) III, II e I.
Base dudow 2000 – Questão 19
A figura abaixo representa a fórmula estrutural da substância éster benzílico do quinuclidinol, conhecida como BZ, utilizada como arma química. Esta substância é um sólido que pode ser disperso na forma de um aerossol, produzindo alucinações, vertigem, perda de orientação e amnésia. Duas das funções orgânicas existentes na estrutura dessa substância são a) éter e amida. b) álcool e amina. c) fenol e éter. d) fenol e amida. e) cetona e amina.