FAMEMA 2022 – Questão 26

Ciências Humanas / História
Um império é convencionalmente considerado uma entidade estatal constituída por extensos territórios, diversas sociedades e culturas, integradas sob a autoridade de um imperador.
A respeito de algumas experiências históricas imperiais que marcaram o mundo, da Antiguidade à Época Moderna, assinale a afirmativa correta.
a) O império acadiano de Sargão, o Grande, estendia-se sobre a Mesopotâmia, o Egito, parte da Grécia e chegava até as planícies do Indo, sendo considerado o modelo de império multicultural da Antiguidade.
b) O império construído por Alexandre Magno contribuiu para a difusão da cultura grega no mundo Antigo e ambicionava criar um império universal do qual pretendia ser soberano de origem divina.
c) O Império Romano do Oriente sobreviveu ao colapso de Roma como Império Bizantino e se expandiu em direção ao oriente, anexando os territórios islâmicos sob domínio do califado omíada.
d) O Império Carolíngio estava baseado na centralidade administrativa e legislativa do imperador que, para unificar os territórios sob seu controle, aboliu o sistema fragmentado e pessoal de suserania e vassalagem.
e) O Império Espanhol dos Habsburgo representou o ideal de reconstituição do Império Romano sob princípios cristãos na Época Moderna, por isso os domínios da Espanha na Europa, Ásia e América constituíam o "Sacro Império Romano".

Veja outras questões semelhantes:

FAMEMA 2020 – Questão 6
O objetivo do texto é a) analisar o impacto no aumento do ICMS para as políticas públicas educacionais. b) examinar práticas que visem à melhoria das condições de ensino do país. c) criticar a falta de políticas públicas em educação para atender os estados brasileiros. d) contestar os resultados de práticas educacionais chamadas de inovadoras no país. e) descrever as condições do ensino no Ceará, afetado pelas restrições de renda.
FAMEMA 2017 – Questão 22
...
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 68
A presença, no cenário político hispano-americano, de personalidades como Hugo Chávez na Venezuela, Néstor Kirchner na Argentina e Evo Morales na Bolívia, tem sido interpretada por analistas liberal-conservadores de todo o mundo como uma a) incógnita, tendo em vista seu caráter inédito. b) novidade promissora para o futuro da região. c) imitação do regime comunista cubano. d) espécie de retorno da figura do caudilho. e) volta ao populismo típico do século XIX.
FGV 2019 – Questão 59
[...] apesar de que a radicalização estudantil tenha começado por ter atacado os exames, ela era portadora de uma crítica política da sociedade. [...] O caráter verdadeiramente moderno da revolta estudantil é sua significação...
Albert Einstein 2019 – Questão 18
Analise os mapas. ...