ENEM 2006 – Questão 16

Ciências Humanas / História / Culturas: Aspectos Gerais / Análise comparativa - Culturas
No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão científica para fazer observações  sobre  a  flora  e  a  fauna  nativa  e  sobre  a sociedade indígena. Referindo-se ao indígena, ele afirmou:

“Permanecendo  em  grau  inferior  da  humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um  nobre  desenvolvimento  progressivo  (…).  Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz.”

                      Carl Von Martius. O estado do direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP. 1982

Com base nessa descrição, conclui-se que o naturalista Von Martius

a) apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão européia, respeitavam a flora e a fauna do país.
b) discriminava  preconceituosamente  as  populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios.
c) defendia uma posição progressista para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz.
d) procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América.
e) desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a missão “civilizadora européia”, típica do século XIX.
Esta questão recebeu 83 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2011 – Questão 59
Num mundo onde cresce sem parar a compulsão para obrigar as pessoas a levar uma vida “correta” no maior número possível das atividades que formam o seu dia a dia, a mesa tornou-se uma das áreas que mais atraem a atenção dos gendarmes...
ENEM 2001 – Questão 52
SEU OLHAR ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 105
Qual é a segurança do sangue? ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 180
Uma indústria fabrica um único tipo de produto e sempre vende tudo o que produz. O custo total para fabricar uma quantidade q de produtos é dado por uma função, simbolizada por CT, enquanto o faturamento que a empresa obtém com a venda da...
ENEM Natureza e Matemática 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 134
Em derramamentos de óleo no mar, os produtos conhecidos como “dispersantes” são usados para reduzir a tensão superficial do petróleo derramado, permitindo que o vento e as ondas “quebrem” a mancha em gotículas microscópicas. Estas...