ENEM 2006 – Questão 16

Ciências Humanas / História / Culturas: Aspectos Gerais / Análise comparativa - Culturas
No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão científica para fazer observações  sobre  a  flora  e  a  fauna  nativa  e  sobre  a sociedade indígena. Referindo-se ao indígena, ele afirmou:

“Permanecendo  em  grau  inferior  da  humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um  nobre  desenvolvimento  progressivo  (…).  Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz.”

                      Carl Von Martius. O estado do direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP. 1982

Com base nessa descrição, conclui-se que o naturalista Von Martius

a) apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão européia, respeitavam a flora e a fauna do país.
b) discriminava  preconceituosamente  as  populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios.
c) defendia uma posição progressista para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz.
d) procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América.
e) desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a missão “civilizadora européia”, típica do século XIX.
Esta questão recebeu 290 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 93
New vaccine could fight nicotine addiction ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 55
A definição de Aristóteles para enigma é total mente desligada de qualquer fundo religioso: dizer coisas reais associando coisas impossíveis. Visto que, para Aristóteles, associar coisas impossíveis significa formular uma contradição, sua...
ENEM Natureza e Matemática 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 127
De acordo com o Ministério da Saúde, a cegueira noturna ou nictalopia é uma doença caracterizada pela dificuldade de se enxergar em ambientes com baixa luminosidade. Sua ocorrência pode estar relacionada a uma alteração ocular congênita ou a...
ENEM Natureza e Matemática 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 107
Em uma manhã ensolarada, uma jovem vai até um parque para acampar e ler. Ela monta sua barraca próxima de seu carro, de uma árvore e de um quiosque de madeira. Durante sua leitura, a jovem não percebe a aproximação de uma tempestade com muitos relâmpagos. A melhor maneira de essa jovem se proteger dos relâmpagos é a) entrar no carro. b) entrar na barraca. c) entrar no quiosque. d) abrir um guarda-chuva. e) ficar embaixo da árvore.
ENEM 2004 – Questão 35
O Aquífero Guarani se estende por 1,2 milhão de km2 e é um dos maiores reservatórios de águas subterrâneas do mundo. O aquífero é como uma “esponja gigante” de arenito, uma rocha porosa e absorvente, quase totalmente confinada sob...