ENEM 2002 – Questão 9

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Verbo
 “Narizinho correu os olhos pela assistência. Não podia haver nada mais curioso. Besourinhos de fraque e flores na lapela conversavam com baratinhas de mantilha e miosótis nos cabelos. Abelhas douradas, verdes e azuis, falavam mal das vespas de cintura fina – achando que era exagero usarem coletes tão apertados. Sardinhas aos centos criticavam os cuidados excessivos que as borboletas de toucados de gaze tinham com o pó das suas asas. Mamangavas de ferrões amarrados para não morderem. E canários cantando, e beija-flores beijando flores, e camarões camaronando, e caranguejos caranguejando, tudo que é pequenino e não morde, pequeninando e não mordendo.”
LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho.
São Paulo: Brasiliense, 1947.
 
No último período do trecho, há uma série de verbos no gerúndio que contribuem para caracterizar o ambiente fantástico descrito.
Expressões como “camaronando”, “caranguejando” e “pequeninando e não mordendo” criam, principalmente, efeitos de
a) esvaziamento de sentido.
b) monotonia do ambiente.
c) estaticidade dos animais.
d) interrupção dos movimentos.
e) dinamicidade do cenário.
Esta questão recebeu 702 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2008 – Questão 45
No trecho “...o gosto consciente aí é da gente não gostar sensitivamente”, apresenta-se um jogo de idéias contrárias, que também ocorre em a) “dores e tratamento atrozes”. b) “reservas a palavras do poema”. c) “insatisfação no prazer estético”. d) “a coisa muito bem-feitinha”. e) “o carinhoso do diminutivo”.
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 29
Leia os versos de Fagundes Varela: ...
ENEM PPL - Natureza e Matemática 2022 – Questão 147
Os países anglófonos, como a Inglaterra, o Canadá, a Austrália e outros, são países que utilizam dois sistemas de unidades para a identificação de distâncias: o Sistema Internacional, com o quilômetro (km), e o CGS, com a milha (mi). Nas...
ENEM 2ª Aplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 175
No trapézio isósceles mostrado na figura a seguir, M é o ponto médio do segmento BC, e os pontos P e Q são obtidos dividindo o segmento AD em três partes iguais. Pelos pontos B, M, C, P e Q são traçados segmentos de reta, determinando cinco triângulos internos ao trapézio, conforme a figura. A razão entre e que determina áreas iguais para os cinco triângulos mostrados na figura é a) b) c) d) e)
ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 49
Ciência Hoje. v. 5, nº 27, dez. 1986. Encarte. ...