ENEM PPL 2017 – Questão 82

Ciências Humanas / História
O racismo institucional é a negação coletiva de uma organização em prestar serviços adequados para pessoas por causa de sua cor, cultura ou origem étnica. Pode estar associado a formas de preconceito inconsciente, desconsideração e reforço de estereótipos que colocam algumas pessoas em situações de desvantagem.
GiDDENS. A. Sociologia. Porto Alegre: Penso. 2012 (adaptado).

O argumento apresentado no texto permite o questionamento de pressupostos de universalidade e justifica a institucionalização de políticas antirracismo. No Brasil, um exemplo desse tipo de política é a
a) reforma do Código Penal,
b) elevação da renda mínima.
c) adoção de ações afirmativas.
d) revisão da legislação eleitoral.
e) censura aos meios de comunicação.

 
Esta questão recebeu 281 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 160
O responsável por realizar uma avaliação em uma escola convocou alguns professores para elaborar questões e estipulou uma meta mínima. Cada professor deveria elaborar, em média, 13 questões por dia durante uma semana. Nos seis primeiros dias, as quantidades de questões elaboradas por um professor foram 15, 12, 11, 12, 13, 14. Para cumprir a meta mínima, a quantidade mínima de questões que o professor deverá elaborar no último dia é a) 11. b) 12. c) 13. d) 14. e) 15.
UERJ 2014 – Questão 57
Belfast em revolta por causa de uma bandeira ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 31
A Ilíada, de Homero, data do século VIII a.C. e narra o último ano da Guerra de Troia, que teria oposto gregos e troianos alguns séculos antes. Não se sabe, no entanto, se esta guerra de fato ocorreu ou mesmo se Homero existiu. ...
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 73
Declaração de Salamanca – 1994 ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 75
SOUSA, M. Disponível em: www.turmadamonica.com.br. Acesso em: 16 abr. 2015. A ironia expressa na tirinha representa uma crítica à seguinte relação entre sociedade e natureza: a) Perseguição étnica indígena. b) Crescimento econômico predatório. c) Modificação de práticas colonizadoras. d) Comprometimento de jazidas minerais. e) Desenvolvimento de reservas extrativistas.