ENEM PPL 2017 – Questão 8

Linguagens / Português
Um conto de palavras que valessem mais por sua modulação que por seu significado. Um conto abstrato e concreto como uma composição tocada por um grupo instrumental; límpido e obscuro, espiral azul num campo de narcisos defronte a uma torre a descortinar um lago assombrado em que o atirar uma pedra espraia a água em lentos círculos sob os quais nada um peixe turvo que é visto por ninguém e no entanto existe como algas do oceano. Um conto-rastro de uma lesma também evento do universo qual a luz de um quasar a bilhões de anos-luz; um conto em que os vocábulos são como notas indeterminadas numa pauta; que é como bater suave e espaçado de um sino propagando-se nos corredores de um mosteiro [...). Um conto noturno com a fulguração de um sonho que, quanto mais se quer, mais se perde; é preciso resistir à tentação das proparoxítonas e do sentido, a vida é uma peça pregada cujo maior mistério é o nada.
SANTANNA. S. Um conto abstrato. In: O voo da madrugada.
São Paulo: Cia. das Letras. 2003.

Utilizando o recurso da metalinguagem, o narrador busca definir o gênero conto pelo procedimento estético que estabelece uma
a) confluência de cores, destacando a importância do espaço.
b) composição de sons, valorizando a construção musical do texto.
c) percepção de sombras, endossando o caráter obscuro da escrita.
d) cadeia de imagens, enfatizando a ideia de sobreposição de sentidos.
e) hierarquia de palavras, fortalecendo o valor unívoco dos significados.
 
Esta questão recebeu 109 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 13
Com o enredo que homenageou o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a Unidos da Tijuca foi coroada no Carnaval 2012. ...
PASUSP 2009 – Questão 10
No poema, o eu-lírico a) mostra-se surpreso diante da passagem do tempo. b) revela uma amarga visão de desencanto com o mundo atual. c) demonstra esperança diante da imagem refletida no espelho. d) deseja que o tempo não passe e a mocidade retorne. e) expressa os preconceitos existentes sobre a velhice.
Base dudow 2000 – Questão 43
Na obra-prima de Aluísio Azevedo, "O Cortiço", ...
Base dudow 2000 – Questão 67
Pelo trecho reproduzido, pode-se concluir que o Sermão da Sexagésima trata da ...
UERJ 2011 – Questão 3
Eles não têm pouso nem porto (v. 6-7) Os versos acima podem ser lidos como uma pressuposição do autor sobre o texto literário. Essa pressuposição está ligada ao fato de que a obra literária, como texto público, apresenta o seguinte traço: a) é aberta a várias leituras. b) provoca desejo de transformação. c) integra experiências de contestação. d) expressa sentimentos contraditórios.