ENEM PPL - Natureza e Matemática 2022 – Questão 103

Ciências da Natureza / Biologia
Em muitos animais, machos e fêmeas da mesma espécie apresentam diferenças morfológicas ou comportamentais evidentes. Um exemplo clássico de dimorfismo sexual é o caso do pavão, em que o macho possui cauda vistosa e penas coloridas, as quais estão ausentes nas fêmeas. Em outras espécies, os machos possuem chifres, garras ou dentes maiores do que as fêmeas, e utilizam essas estruturas em combates físicos para defender territórios e ter acesso a fêmeas coespecíficas e receptivas.
Esse padrão de dimorfismo evolui porque
a) desenvolve-se no processo direcional de deriva genética.
b) as fêmeas sofrem menor pressão seletiva total do ambiente.
c) machos e fêmeas coespecíficos são fenotipicamente distintos.
d)  a seleção sexual favorece o sucesso reprodutivo individual de machos dimórficos.
e)  o material genético de machos dimórficos é mais susceptível a mutações gênicas.
Esta questão recebeu 59 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 44
Dentre a imensa diversidade de organismos presentes no ambiente, são apresentados a seguir três importantes grupos. Relacione as colunas de acordo com as características e a utilização dos organismos citados. ...
Base dudow 2000 – Questão 30
Os organismos como os cajueiros, os gatos, as amebas e as bactérias possuem, em comum, as estruturas: a) Lisossomos e peroxissomos. b) Retículos endoplasmático e complexo de Golgi. c) Retículo endoplasmático e ribossomos. d) Ribossomos e membrana plasmática. e) Ribossomos e centríolos.
Base dudow 2000 – Questão 15
Inicialmente o pólipo reproduz-se assexuadamente, por brotamento, originando as medusas. Estas formarão gametas que depois se unirão para a formação dos zigotos. Dos zigotos surgem larvas que nadam livremente até se fixarem para dar início a novos pólipos. Esse tipo de reprodução, denominado metagênese, ocorre nos: a) celenterados. b) poríferos. c) anelídeos. d) moluscos. e) artrópodes.
Base dudow 2000 – Questão 40
Considere o seguinte gráfico obtido a partir de experimento com duas espécies (X e Y) de angiospermas flutuantes que habitam lagos e lagoas. Pela análise do gráfico é possível constatar que entre as espécies X e Y existem uma relação de: a) simbiose. b) mutualismo. c) parasitismo. d) competição. e) antibiose.
UERJ 2017 – Questão 44
Os diferentes tipos de transplantes representam um grande avanço da medicina. Entretanto, a compatibilidade entre doador e receptor nem sempre ocorre, resultando em rejeição do órgão transplantado. O componente da membrana plasmática envolvido no processo de rejeição é: a) colesterol. b) fosfolipídeo. c) citoesqueleto. d) glicoproteína.