ENEM PPL Natureza e Matemática 2019 – Questão 127

Ciências da Natureza / Biologia
As fêmeas do mosquito da dengue, Aedes aegypti, têm um olfato extremamente refinado. Além de identificar as coleções de águas para oviposição, elas são capazes de detectar de forma precisa e eficaz a presença humana pela interpretação de moléculas de odor eliminadas durante a sudorese. Após perceber o indivíduo, voam rapidamente em direção à fonte alimentar, iniciando o repasto sanguíneo durante o qual podem transmitir o vírus da dengue. Portanto, o olfato desempenha um papel importante para a sobrevivência dessa espécie.
GUIDOBALDI, F.; MAY-CONCHA, I. J.; GUERENSTEIN, P. G. Morphology and Physiology of the Olfactory System of Blood-Feeding Insects. Journal of Physiology-Paris, n. 2-3, abr.-jun. 2014 (adaptado).
 
Medidas que interferem na localização do hospedeiro pelo vetor por meio dessa modalidade sensorial incluem a
a) colocação de telas nas janelas.
b) eliminação de locais de oviposição.
c) instalação de borrifadores de água em locais abertos.
d) conscientização para a necessidade de banhos diários.
e) utilização de cremes ou pomadas com princípios ativos.
Esta questão recebeu 74 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 59
Sabe-se que, no Alasca, as larvas de mosquito passam normalmente o inverno congeladas no gelo de poças de água e que aguentam repetidos degelos e congelamentos. Verificou-se que o líquido no interior da larva do mosquito transformava-se em sólido...
UNICAMP 2014 – Questão 24
Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os números 3 e 4 no cladograma apresentado abaixo correspondem, respectivamente, aos seguintes grupos vegetais: a) gimnospermas e angiospermas. b) angiospermas e gimnospermas. c) pteridófitas e gimnospermas. d) pteridófitas e briófitas.
ENEM 2ª Aplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 178
Em um trabalho escolar, um aluno fez uma planta do seu bairro, utilizando a escala 1 : 500, sendo que as quadras possuem as mesmas medidas, conforme a figura. O professor constatou que o aluno esqueceu de colocar a medida do comprimento da ponte na planta, mas foi informado por ele que ela media 73 m. O valor a ser colocado na planta, em centímetro, referente ao comprimento da ponte deve ser a) 1,46. b) 6,8. c) 14,6. d) 68. e) 146.
UEL 2012 – Questão 36
A diarreia, citada no texto, é um dos sintomas mais comuns de parasitoses do trato digestivo humano. A maior ...
Base dudow 2000 – Questão 29
(MOJI-SP) A membrana plasmática, apesar de invisível ao microscópio óptico, está presente: a) em todas as células, seja ela procariótica ou eucariótica. b) apenas nas células animais. c) apenas nas células vegetais. d) apenas nas células dos eucariontes. e) apenas nas células dos procariontes.