ENEM PPL Linguagens e Matemática 2016 – Questão 102

Linguagens / Português
Um menino aprende a ler
Minha mãe sentava-se a coser e retinha-me de livro na mão, ao lado dela, ao pó da máquina de costura. O livro tinha numa página a figura de um bicho carcunda ao lado da qual, em letras graúdas, destacava-se esta palavra: ESTÔMAGO. Depois de soletrar “es-to-ma-go", pronunciei ‘estomágo’. Eu havia pronunciado bem as duas primeiras palavras que li, camelo e dromedário. Mas estômago, pronunciei estomágo. Minha mãe, bonita como só pode ser mãe jovem para filho pequeno, o rosto alvíssimo, os cabelos enrolados no pescoço, parou a costura e me fitou de fazer medo: “Gilberto!’. Estremeci. “Estomágo? Leia de novo, soletre’. Soletrei, repeti: ‘Estomágo’. Foi o diabo.
Jamais tinha ouvido, ao que me lembrasse então, a palavra estômago. A cozinheira, o estribeiro, os criados, Bernarda, diziam ‘estambo’. ‘Estou com uma dor na boca do estambo...’. ‘Meu estambo está tinindo...’. Meus pais teriam pronunciado direito na minha presença, mas eu não me lembrava. E criança, como o povo. sempre que pode repele proparoxítono.
AMADO. G. Historia da minha infância.
Rio de Janeiro. José Olympio, 1950.

 
No trecho, em que o narrador relembra um episódio de sua infância, revela-se a possibilidade de a língua se realizar de formas diferentes. Com base no texto, a passagem em que se constata uma marca de variedade linguística pouco prestigiada é:
a) "O livro tinha numa página a figura de um bicho carcunda ao lado da qual, em letras graúdas, destacava-se esta palavra: ESTÔMAGO".
b) "Gilberto!’. Estremeci. 'Estomágo? Leia de novo. soletre'. Soletrei, repeti: Estomágo".
c) "Eu havia pronunciado bem as duas primeiras palavras que li, camelo e dromedário".
d) "Jamais tinha ouvido, ao que me lembrasse então, a palavra estômago".
e) "A cozinheira, o estribeiro, os criados. Bernarda, diziam estambo”.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 25
A conquista da medalha de prata por Rayssa Leal, no skate street nos Jogos Olímpicos, é exemplo da representatividade feminina no esporte, avalia a âncora do jornal da rede de televisão da CNN. A apresentadora, que também anda de skate, celebrou...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 102
Quem é pobre, pouco se apega, é um giro-o-giro no ago dos gerais, que nem os pássaros de rios e lagoas. O senhor vê: o Zé-Zim, o melhor amigo meeiro meu aqui, risonho e habilidoso. Pergunto: - Zé-Zim, por que é que você não cria...
UFSJ Português 2012 – Questão 12
Leia a charge abaixo. Fonte: Jornal Estado de Minas, Opinião, 13 set. 2011, p. 8. Na charge, o autor usa um recurso semântico que também pode ser percebido no texto lido anteriormente, especificamente no trecho a) “[...] hoje trabalha dentro e fora do país.” b) “[...] uma nova facada no recolhimento.” c) “[...] modelo que levou milhões a ascenderem à classe média.” d) “[...] os pais querem um futuro melhor para seus filhos.”
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 150
Em uma sala de aula, três alunos resolveram fazer uma brincadeira de medição. Cada um escolheu um objeto próprio para medir o comprimento da lousa. O primeiro foi até a lousa e, usando o comprimento de um livro, verificou que era possível...
Albert Einstein 2017 – Questão 46
Como texto argumentativo que é, o editorial Violência à Saúde tem como tese a) narrar sobre os contribuintes brasileiros como aqueles que não têm o retorno devido em demandas por saúde. b) divulgar dados de pesquisa realizada pelo Cremesp sobre a violência. c) defender ponto de vista sobre a tolerância a ser compartilhada por médicos e pacientes. d) descrever que ser médico é escolher a compreensão científica do mecanismo humano.