ENEM PPL Linguagens e Matemática 2014 – Questão 111

Linguagens / Português
A leitura nos tempos do e-book
Não é só nas bibliotecas e livrarias que se encerra o conhecimento. A internet, por meio de seu infinito conteúdo, e através de sites como Domínio Público e muitos outros similares, demonstra as transformações ocorridas na disponibilização de obras literárias ou de todas as outras áreas. Sites, como o citado acima, contêm arquivos com textos digitalizados dos mais variados autores, dos clássicos aos contemporâneos. Antes, esse conteúdo todo só seria passível de consulta em suporte material. O suporte virtual, também conhecido como e-book, é, digamos, semimaterial, pois nos põe em contato com o texto através do computador, mas não nos põe o livro nas mãos, a não ser que queiramos imprimir o texto digital.
Nossa geração passa por um período de transição lento que transformará profundamente o hábito da leitura. Paradoxalmente, a alta velocidade com que se proliferam as informações faz com que também seja aumentada a nossa velocidade de captação dessas informações, ou seja, aos poucos e de modo geral a leitura vai ficando cada vez mais fragmentada. Isso já apresenta reflexos no modo como lemos os diversos textos contidos em revistas, jornais ou internet, e igualmente na produção literária contemporânea.
Disponível em: www.tecnosapiens.com.br.
Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).
 
A criação dos e-books oferece vantagens e facilidades para a leitura. No texto, ressalta-se a influência desse meio virtual, sobretudo no contexto atual, pois
a) as livrarias e bibliotecas estão se tornando lugares pouco atrativos para os leitores, uma vez que os livros impressos estão em desuso.
b) a semimaterialidade dos e-books garante maior interação entre o leitor e o texto.
c) os e-books possibilitam maior difusão da leitura, tendo em vista a velocidade e a dinamicidade da informação.
d) as obras clássicas e contemporâneas ficaram gratuitas, devido às digitalizações propiciadas com o surgimento da internet.
e) a velocidade de proliferação e captação de informações transforma a leitura fragmentada em uma solução para o acesso às obras.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 99
LAERTE. Disponível em: http://blog.educacional.com.br. ...
Base dudow 2000 – Questão 17
Assinale a alternativa em que a palavra calor tem sentido conotativo: a) Frio ou calor, chuva ou sol, nada o impediria de ir ao cinema. b) O calor do fogo provocou o derretimento dos objetos de plásticos. c) Existiria calor mais insuportável do que o das chamas daquele incêndio? d) No calor de uma discussão interminável, poucos se lembraram de que o grito é a arma daquele que não têm razão. e) Ninguém se exporia ao perigo de enfrentar o calor do deserto.
ENEM 2002 – Questão 50
Comer com as mãos era um hábito comum na Europa, no século XVI. A técnica empregada pelo índio no Brasil e por um português de Portugal era, aliás, a mesma: apanhavam o alimento com três dedos da mão direita (polegar, indicador e médio) e...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 110
O “Portal Dominio Público”, lançado em novembro de 2004, propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime e gratuita, colocando à disposição de todos os usuários da Internet, uma biblioteca virtual que deverá constituir...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 93
SCLIAR, Carlos. Soldados no Front. Xilografia s/ papel, 32,7 x 21,9 cm.Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/menuLateral.asp?op=8#. Acesso em: 01 maio. 2009. ...