ENEM PPL Linguagens e Matemática 2011 – Questão 103

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Clarice Lispector
Ele se aproximou e com a voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:
― E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?
― Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa, antes que ele mudasse de ideia.
― E se me permite, qual é mesmo a sua graça?
― Macabea.
― Maca ― o quê?
― Bea, foi ela obrigada a completar.
― Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.
― Eu também acho esquisito mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se eu vingasse, até um ano de idade eu não era chamada porque não tinha nome, eu preferia continuar a nunca ser chamada em vez de ter um nome que ninguém tem mas parece que deu certo — parou um instante retomando o fôlego perdido e acrescentou desanimada e com pudor 
― pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...
[...]
Numa das vezes em que se encontraram ela afinal perguntou-lhe o nome.
― Olímpico de Jesus Moreira Chaves ― mentiu ele porque tinha como sobrenome apenas o de Jesus, sobrenome dos que não têm pai. [...]
― Eu não entendo o seu nome ― disse ela. ― Olímpico? 
Macabea fingia enorme curiosidade escondendo dele que ela nunca entendia tudo muito bem e que isso era assim mesmo. Mas ele, galinho de briga que era, arrepiou-se todo com a pergunta tola e que ele não sabia responder. Disse aborrecido:
― Eu sei mas não quero dizer!
― Não faz mal, não faz mal, não faz mal... a gente não precisa entender o nome. 
 LISPECTOR, C. A hora da estrela. RJ: J. Olympio, 1978 (fragmento)
 
Na passagem transcrita, a caracterização das personagens e o diálogo que elas estabelecem revelam alguns aspectos centrais da obra, entre os quais se destaca a
a) ênfase metalinguística nas falas dos personagens, conscientes de sua limitação linguística e discursiva. 
b) relação afetiva dos personagens, por meio da qual tentam superar as dificuldades de comunicação. 
c) expressividade poética dos personagens, que procuram compreender a origem de seus nomes. 
d) privação da palavra, que denota um dos fatores da exclusão social vivida pelos personagens.
e) consciência dos personagens de que o fingimento é uma estratégia argumentativa de persuasão. 
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