ENEM PPL Linguagens e Matemática 2010 – Questão 96

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Prima Julieta
Prima Julieta irradiava um fascínio singular. Era a feminilidade em pessoa. Quando a conheci, sendo ainda garoto e já sensibilíssimo ao charme feminino, teria ela uns trinta ou trinta e dois anos de idade.
Apenas pelo seu andar percebia-se que era uma deusa, diz Virgílio de outra mulher. Prima Julieta caminhava em ritmo lento, agitando a cabeça para trás, remando os belos braços brancos. A cabeleira loura incluía reflexos metálicos. Ancas poderosas. os olhos de um verde azulado borboleteavam. A voz rouca e ácida, em dois planos: voz de pessoa da alta sociedade.
MENDES, M. A idade do serrote. Rio de Janeiro: Sabiá, 1968.
 
Entre os elementos constitutivos dos gêneros, está o modo como se organiza a própria composição textual, tendo-se em vista o objetivo de seu autor: narrar, descrever, argumentar, explicar, instruir. No trecho, reconhece-se uma sequência textual
a) explicativa, em que se expõem informações objetivas referentes à prima Julieta.
b) instrucional, em que se ensina o comportamento feminino, inspirado em prima Julieta.
c) narrativa, em que se contam fatos que, no decorrer do tempo, envolvem prima Julieta.
d) descritiva, em que se constrói a imagem de prima Julieta a partir do que os sentidos do enunciador captam.
e) argumentativa, em que se defende a opinião do enunciador sobre prima Julieta, buscando-se a adesão do leitor a essas ideias.
Esta questão recebeu 233 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 98
S.O.S. Português  ...
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 11
O homem do mundo atrapalha-se, porque a) entende que sexo, mesmo sendo uma das maravilhas da criação, é uma maldição. b) sua concepção de santidade exclui o sexo, concebido em harmonia a ela no ponto de vista do eu-lírico. c) prefere que todo homem siga o caminho da santidade, da mesma forma que o eu-lírico. d) exclui das suas práticas de vida o sexo, assim como propõe o eu-lírico. e) se delicia com as maravilhas da criação, o que evidentemente inclui o sexo.
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 17
No texto, afirma-se que Ana “plantara as sementes” e “E cresciam árvores”. Mais adiante: “Certa hora da tarde as árvores que plantara riam dela”. Essa última frase, tomada em conjunto com as anteriores, traz ao texto um tom de a) comicidade. b) profecia. c) perplexidade. d) ironia. e) indignação.
ENEM 2002 – Questão 9
“Narizinho correu os olhos pela assistência. Não podia haver nada mais curioso. Besourinhos de fraque e flores na lapela conversavam com baratinhas de mantilha e miosótis nos cabelos. Abelhas douradas, verdes e azuis, falavam mal das vespas de...
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 98
Figura I. Disponível em: http://zuperdido.wordpress.com. Acesso em: 27 abr. 2010. ...