ENEM PPL Linguagens e Matemática 2010 – Questão 124

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
O “politicamente correto” tem seus exageros, como chamar baixinho de “verticalmente prejudicado”, mas, no fundo, vem de uma louvável preocupação em não ofender os diferentes. É muito mais gentil chamar estrabismo de “idiossincrasia ótica” do que de vesguice. 
O linguajar brasileiro está cheio de expressões racistas e preconceituosas que precisam de uma correção, e até as várias denominações para bêbado (pinguço, bebo, pé-de-cana) poderiam ser substituídas por algo como “contumaz etílico”, para lhe poupar os sentimentos.
O tratamento verbal dado aos negros é o melhor exemplo da condescendência que passa por tolerância racial no Brasil. Termos como “crioulo”, “negão” etc. são até considerados carinhosos, do tipo de carinho que se dá a inferiores, e, felizmente, cada vez menos ouvidos. 
“Negro” também não é mais correto. Foi substituído por afrodescendente, por influência dos afro-americansnum caso de colonialismo cultural positivo. Está certo. Enquanto o racismo que não quer dizer seu nome continua no Brasil, uma integração real pode começar pela linguagem. 
VERÍSSIMO, L. F. Peixe na cama. Diário de Pernambuco. 10 jun. 2006 (adaptado)

 
Ao comparar a linguagem cotidiana utilizada no Brasil e as exigências do comportamento “politicamente correto”, o autor tem a intenção de
a) 
criticar o racismo declarado do brasileiro, que convive com a discriminação camuflada em certas expressões linguísticas.
b) defender o uso de termos que revelam a despreocupação do brasileiro quanto ao preconceito racial, que inexiste no Brasil.
c) 
mostrar que os problemas de intolerância racial, no Brasil, já estão superados, o que se evidencia na linguagem cotidiana.
d) 
questionar a condenação de certas expressões consideradas “politicamente incorretas”, o que impede os falantes de usarem a linguagem espontaneamente.
e) 
sugerir que o país adote, além de uma postura linguística “politicamente correta”, uma  política de convivência sem preconceito racial.
Esta questão recebeu 223 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 69
A palavra engrossar apresenta o mesmo processo de formação de: a) embalançar b) abstrair c) encaixotar d) encobrir e) perfurar
FGV Economia 2011 – Questão 127
Analise a tira. ...
Base dudow 2000 – Questão 43
Enquanto um misto de tragédia e pantomima se desenrola aos nossos olhos atônitos, escrevo esta coluna meio ressabiada: como estará o Brasil quando ela for publicada, isto é, em dois dias? Estamos no meio de um vendaval desconcertante: numa...
Base dudow 2000 – Questão 30
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.   Transpondo da voz ativa para a passiva a frase "Os alunos haveriam de ouvir os conselhos do mestre", obtém-se a forma verbal ...... .   a) teriam sido ouvidos b) haveriam de ser ouvidos c) haveria de ser ouvido d) seriam ouvidos e) ouvir-se-iam
FUVEST 2005 – Questão 6
Entre as frases “Cazuza mordeu a vida com todos os dentes” e “A doença e a morte parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver” estabelece-se um vínculo que pode ser corretamente explicitado com o emprego de a) desde que. b) tanto assim que. c) uma vez que. d) à medida que. e) apesar de que.