ENEM PPL Linguagens e Matemática 2010 – Questão 114

Linguagens / Literatura / Artes Diversas / Cultura
Onde ficam os "artistas"? Onde ficam os "artesãos"? Submergidos no interior da sociedade, sem reconhecimento formal, esses grupos passam a ser vistos de diferentes perspectivas pelos seus intérpretes, a maioria das vezes, engajados em discussões que se polarizam entre artesanato, cultura erudita e cultura popular.
PORTO ALEGRE, M. S. Arte e ofício de artesão.
São Paulo, 1985 (adaptado)

O texto aponta para uma discussão antiga e recorrente sobre o que é arte. Artesanato é arte ou não? De acordo com uma tendência inclusiva sobre a relação entre arte e educação,
a)  o artesanato é algo do passado e tem sua sobrevivência fadada à extinção por se tratar de trabalho estático produzido por poucos.
b)  os artistas populares não têm capacidade de pensar e conceber a arte intelectual, visto que muitos deles sequer dominam a leitura.
c)  o artista popular e o artesão, portadores de saber cultural, têm a capacidade de exprimir, em seus trabalhos, determinada formação cultural.
d)  os artistas populares produzem suas obras pautadas em normas técnicas e educacionais rígidas, aprendidas em escolas preparatórias.
e)  o artesanato tem seu sentido limitado à região em que está inserido como uma produção particular, sem expansão de seu caráter cultural.
 
Esta questão recebeu 451 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 91
Disponível em: www.seton.com. Acesso em: 28 fev. 2012. ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 103
Texto 1 ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 93
Last Monday was a really awful day. I got to school late because I had missed the bus. Then I had a Math test and did badly because I hadn’t studied for it. Things went from bad to worse: while I was waiting for the bus home I realised I had lost...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 99
Na tira, o recurso utilizado para produzir humor é a a) transformação da inércia em movimento por meio do balanço. b) universalização do enunciador por meio do uso da primeira pessoa do plural. c) polissemia da palavra balanço, ou seja, seus múltiplos sentidos. d) pressuposição de que o ócio é melhor que o trabalho. e) metaforização da vida como caminho a ser seguido continuamente.
ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 124
Quinze de Novembro ...