ENEM PPL Linguagens e Matemática 2010 – Questão 109

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
O American Idol islâmico
Quem não gosta do Big Brother diz que os reality shows são programas vazios, sem cultura. No mundo árabe, esse problema já foi resolvido: em The Millions’ Poet  (“O Poeta dos Milhões”), líder de audiência no golfo pérsico, o prêmio vai para o melhor poeta. O programa, que é transmitido pela Abu Dhabi TV e tem 70 milhões de espectadores, é uma competição entre 48 poetas de 12 paísesrabes — em que o vencedor leva um prêmio de US$ 1,3 milhão.
Mas lá, como aqui, o reality gera controvérsia. O BBB teve a polêmica dos “coloridos” (grupo em que todos os participantes eram homossexuais). E  Millions’ Poet detonou uma discussão sobre os direitos da mulher no mundo árabe.
GARATTONI, B. O American Idol islâmico. SuperInteressante. Edição 278, maio 2010 (fragmento).
No trecho “Mas , como aqui, o reality gera controvérsia”, o termo destacado foi utilizado para estabelecer uma ligação com outro termo presente no texto, isto é, fazer referência ao
a) vencedor, que é um poeta árabe.
b) 
poeta, que mora na região da Arábia.
c) mundo árabe, local em que há o programa.
d) Brasil, lugar onde há o programa BBB.
e) programa, que há no Brasil e na Arábia.
Esta questão recebeu 62 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 24
SONETO DE SEPARAÇÃO ...
Base dudow 2000 – Questão 52
O rapaz QUE O procurou SÓ queria saber seu novo endereço. Os termos em destaque são, respectivamente: a) conjunção integrante - pronome pessoal - advérbio. b) pronome relativo - pronome pessoal - advérbio. c) conjunção integrante - pronome pessoal - adjetivo. d) conjunção integrante - artigo - advérbio. e) pronome relativo - artigo - adjetivo.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 128
NASSAR, Emmanuel. Arraial, 1984. Tinta Industrial sobre Chapa de Flandres, 100 cm x 200 ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 94
Disponível em: www.arcamax.com. Acesso em: 26 fev. 2012 Tirinhas são construídas a partir de contextos sociais e podem promover reflexões diversas. Essa tirinha provoca no leitor uma reflexão acerca da a) divisão de espaço com os pais. b) perda da atenção dos pais. c) submissão aos pais. d) ausência dos pais. e) semelhança com os pais.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 153
Camile gosta de caminhar em uma calçada em torno de uma praça circular que possui 500 metros de extensão, localizada perto de casa. A praça, bem como alguns locais ao seu redor e o ponto de onde inicia a caminhada, estão representados na figura: Em uma tarde, Camile caminhou 4 125 metros, no sentido anti-horário, e parou. Qual dos locais indicados na figura é o mais próximo de sua parada? a) Centro cultural. b) Drogaria. c) Lan house. d) Ponto de partida. e) Padaria.