ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 99

Linguagens / Português
     A verdade é que não me preocupo muito com o outro mundo. Admito Deus, pagador celeste dos meus trabalhadores, mal remunerados cá na terra, e admito o diabo, futuro carrasco do ladrão que me furtou uma vaca de raça. Tenho, portanto, um pouco de religião, embora julgue que, em parte, ela é dispensável a um homem. Mas mulher sem religião é horrível. 
    Comunista, materialista. Bonito casamento! 
Amizade com o Padilha, aquele imbecil. “Palestras amenas e variadas”. Que haveria nas palestras? Reformas sociais, ou coisa pior. Sei lá! Mulher sem religião é capaz de tudo. 
RAMOS, Graciliano. São Bernardo. Rio de Janeiro:
Record, 1981, p. 131 
 
Uma das características da prosa de Graciliano Ramos é ser bastante direta e enxuta. No romance São Bernardo, o autor faz a análise psicológica de personagens e expõe desigualdades sociais com base na relação entre patrão e empregado, além da relação conjugal. Nesse sentido, o texto revela 
a) um narrador-personagem que coloca no mesmo plano Deus e o diabo e defende o livre-arbítrio feminino no tocante à religião. 
b) um narrador onisciente que não participa da história, conhecedor profundo do caráter machista de Paulo Honório e da sua ideologia política. 
c) uma narração em terceira pessoa que explora o aspecto objetivo e claro da linguagem para associar o espaço interno do personagem ao espaço externo. 
d) um discurso em primeira pessoa que transmite o caráter ambíguo da religiosidade do personagem e sua convicção acerca da relação que a mulher deve ter com a religião. 
e) um narrador alheio às questões socioculturais e econômicas da sociedade capitalista e que defende a divisão dos bens e o trabalho coletivo como modo de organização social e política. 
Esta questão recebeu 610 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 91
The six-year molars ...
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 125
Poesia quentinha ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 27
Nuances ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 139
Durante o século XX, a principal fonte primária de geração de energia, isto é, a principal fonte de energia do Brasil, foi alterada. ...
UNESP (julho) 2012 – Questão 4
Amanhã serão doutores, e a vírgula continuará sendo um objeto não identificado. ...