ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 94

Linguagens / Português
A cultura corporal de movimento está expressa em jogos, esporte, danças, artes marciais, lutas, ginástica e outros movimentos que ainda são emergentes. Certos movimentos são significativos para determinada região do país, mas não para outras. Você, por exemplo, que nasceu e cresceu em determinada cidade pertencente a uma região do nosso país, aprendeu e praticou alguns jogos, esportes e dançou um tipo de música porque tais manifestações são parte integrante da sua comunidade. 
 
DARIDO, S. C.e SOUZA JUNIOR, O. Para esinar eucação física. 
São Paulo: Papirus Editora, 2007 (adaptado). 

O Brasil tem características culturais embasadas na miscigenação de raças e etnias que influenciam as manifestações de movimento, como, por exemplo, 

a) a capoeira, genuinamente brasileira e criada pelos escravos africanos trazidos para o país como forma de expressão de liberdade e comunicação. 
b) o judô, um tipo de ginástica nascida nos Estados Unidos da América e, de lá, difundida para países como o Japão, Coréia e China. 
c) o futebol, esporte de maior significado cultural no Brasil e desenvolvido aqui como forma de utilização e aprimoramento de habilidades dos membros inferiores (pernas e pés), porque atividades de trabalho físico pouco valorizavam essas partes do corpo. 
d) o bumba meu boi, uma das expressões da cultura do movimento muito comum em grandes cidades como, por exemplo, São Paulo e Porto Alegre. 
e) o forró, uma expressão de dança brasileira que possui ritmos rurais da região sul do país e poucos ritmos da região nordeste. 
 
Esta questão recebeu 57 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 43
(Pucpr 2007) TEXTO I ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 107
Os conhecimentos de fisiologia são aqueles básicos para compreender as alterações que ocorrem durante as atividades físicas (frequência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais) e aquelas que ocorrem em longo prazo (melhora...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 26
Pode-se afirmar que, com a ida à exposição dos czares russos, o narrador teve a oportunidade de ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 124
O Grandescompras é um site de compras coletivas do Brasil e surgiu devido a esta nova modalidade de comércio eletrônico que vem crescendo a cada dia no mundo, e também aqui no Brasil. As compras coletivas são a moda da vez, e para quem ainda...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 115
Uma luz na evolução ...