ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 133

Linguagens / Literatura / Painel Contemporâneo / Crônica
Desencaixotando Machado: a crônica está no detalhe, no mínimo, no escondido, naquilo que aos olhos comuns pode não significar nada, mas, uma palavra daqui, “uma reminiscência clássica” dali, e coloca-se de pé uma obra delicada de observação absolutamente pessoal. O borogodó está no que o cronista escolhe como tema. Nada de engomar o verbo. É um rabo de arraia na pompa literária. Um “falar à fresca”, como o bruxo do Cosme Velho pedia. Muitas vezes uma crônica brilha, gloriosa, mesmo que o autor esteja declarando, como é comum, a falta de qualquer assunto. Não vale o que está escrito, mas como está escrito. 
SANTOS, Joaquim Ferreira dos (org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005, p.17. 

Em As Cem Melhores Crônicas Brasileiras, Joaquim Ferreira dos Santos argumenta contra a ideia de que a crônica é um gênero menor. De acordo com o fragmento apresentado acima, a crônica 
a) é um gênero literário importante, mas inferior ao romance e ao drama. 
b) apresenta características semelhantes a construções literárias de vanguarda. 
c) impõe-se como Literatura, apresentando características estéticas específicas. 
d) tem sua organização influenciada pelo tempo e pela sociedade em que está inserida. 
e) é o texto preferido pelo homem do povo, que aprecia leituras simples e temas corriqueiros.
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