ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 132

Linguagens / Literatura / Antiguidade Oriental / Pré-História
Pintura Rupestre. 
Disponível em: http://www.fashionbubbles2.com/wp-content/uploads/2008/12/ 
cena-de-caca-pre-historica.jpg. Acesso em 2/maio/2009

 
A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a “beleza” e nada tinha a ver com a contemplação estética, com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma arma da coletividade humana em sua luta pela sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um sentido de segurança e superioridade sobre a presa. 
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de 
Janeiro: Guanabara, p. 45. (adaptado).

 
Com base nas informações do texto, conclui-se que a arte, nos seus primórdios, tinha a função de 
a) dar ao homem a sensação de domínio da natureza e no desenvolver as relações sociais. 
b) dotar o ser humano de ferramentas de trabalho que servissem para caçar presas, na luta pela sobrevivência. 
c) guiar o ser humano em suas atividades de trabalho coletivo. 
d) transformar magicamente a natureza pelo esforço do trabalho coletivo, como uma arma de defesa da coletividade humana. 
e) desenvolver uma atividade individual, por meio de signos, imagem e palavras, destacando a importância do artista em relação ao grupo social.
Esta questão recebeu 342 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 113
ECKHOUT, A. Índio Tapuia (1810-1866), http://www.diaadia.pr.gov.br, acesso em 9 jul. 2009 ...
ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 164
Possivelmente você já tenha escutado a pergunta: “O que pesa mais, 1 kg de algodão ou 1 kg de chumbo?". É óbvio que ambos têm a mesma massa, portanto, o mesmo peso. O truque dessa pergunta é a grande diferença de volumes que faz,...
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 149
Uma torneira gotejando diariamente é responsável por grandes desperdícios de água. Observe o gráfico que indica o desperdício de uma torneira: Se y representa o desperdício de água, em litros, e x representa o tempo, em dias, a relação entre x e y é a) y= 2x b) y= 12x c) y= 60x d) y= 60x + 1 e) y = 80x + 50
ENEM 2006 – Questão 9
...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 176
Célia é uma confeiteira renomada na pequena cidade onde mora. Herdou de sua avó uma receita de brigadeiro que faz o maior sucesso. Os ingredientes da receita enchem sempre uma panela, de forma cilíndrica, com 40 cm de altura e 30 cm de diâmetro....