ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 132

Linguagens / Português
Pintura Rupestre. 
Disponível em: http://www.fashionbubbles2.com/wp-content/uploads/2008/12/ 
cena-de-caca-pre-historica.jpg. Acesso em 2/maio/2009

 
A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a “beleza” e nada tinha a ver com a contemplação estética, com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma arma da coletividade humana em sua luta pela sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um sentido de segurança e superioridade sobre a presa. 
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de 
Janeiro: Guanabara, p. 45. (adaptado).

 
Com base nas informações do texto, conclui-se que a arte, nos seus primórdios, tinha a função de 
a) dar ao homem a sensação de domínio da natureza e no desenvolver as relações sociais. 
b) dotar o ser humano de ferramentas de trabalho que servissem para caçar presas, na luta pela sobrevivência. 
c) guiar o ser humano em suas atividades de trabalho coletivo. 
d) transformar magicamente a natureza pelo esforço do trabalho coletivo, como uma arma de defesa da coletividade humana. 
e) desenvolver uma atividade individual, por meio de signos, imagem e palavras, destacando a importância do artista em relação ao grupo social. 
 
Esta questão recebeu 229 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2015 – Questão 12
Ante as vaias dos tico-ticos e outras aves, o Azulão torna ainda mais perfeita sua canção. Com isso, revela uma atitude de a) autoconfiança. b) rancor. c) ingenuidade. d) ignorância. e) revolta.
UNESP 2011 – Questão 56
A inclinação para o ocultismo é um sintoma da regressão da consciência. A tendência velada da sociedade para o desastre faz de tolas suas vítimas com falsas revelações e fenômenos alucinatórios. O ocultismo é a metafísica dos parvos....
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 16
Fazer 70 anos ...
PUC -SP 2017 – Questão 73
Cumprindo sua função de ombudsman, Paula Cesarino Costa a) estabelece interlocução com os leitores como porta-voz da rede Globo para criticar a Folha de S.Paulo. b) compactua com o jornal por ter tirado do ar o blog do movimento “#Agora É Que São Elas”. c) critica o jornal em que trabalha por ter tirado do ar o post “José Mayer me assediou”. d) mobiliza os leitores a aderirem aos procedimentos adotados pelo jornal em defesa do ator.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 108
Linotipos ...