ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 123

Linguagens / Português
A bem dizer, sou Ponciano de Azeredo Furtado, coronel de patente, do que tenho honra e faço alarde. Herdei do meu avô Simeão terras de muitas medidas, gado do mais gordo, pasto do mais fino. Leio no corrente da vista e até uns latins arranhei em tempos verdes da infância, com uns padres-mestres a dez tostões por mês. Digo, modéstia de lado, que já discuti e joguei no assoalho do Foro mais de um doutor formado. Mas disso não faço glória, pois sou sujeito lavado de vaidade, mimoso no trato, de palavra educada. Trato as partes no macio, em jeito de moça. Se não recebo cortesia de igual porte, abro o peito: 
       — Seu filho de égua, que pensa que é? 
       (...) 
       Meus dias no Sossego findaram quando fui pegado em delito de sem-vergonhismo em campo de pitangueiras. A pardavasquinha dessa intimidade de mato ganhou dúzia e meia de bolos e eu recriminação de fazer um frade de pedra verter lágrima. Simeão, sujeito severoso, veio do Sobradinho aquilatar o grau de safadeza do neto. Levei solavanco de orelha, fui comparado aos cachorros dos currais e por dois dias bem contados fiquei em galé de quarto escuro. No rabo dessa justiça, meu avô deliberou que eu devia tomar rumo da cidade: 
  — Na mão dos padres eu corto os deboches desse desmazelado. 
     (...) 
CARVALHO, José Cândido de. O coronel e o lobisomem. 
Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. p. 3-5
 
Quanto ao estilo e à linguagem empregada no trecho do romance de José Cândido de Carvalho, nota-se que 
a) o estilo literário do autor capta as variações linguísticas do Brasil interiorano, com a utilização de sufixos incomuns na norma padrão da língua ("sem vergonhismo" e "severoso").
b) o autor evitou
utilizar vocábulos eruditos e construções sintáticas próprias da norma padrão da língua portuguesa para garantir a veracidade do emprego da linguagem regional.
c) 
a atmosfera regional da narrativa decorre menos do emprego de expressões típicas do falar das comunidades rurais do que da descrição detalhada do espaço do romance, como em “campo de pitangueiras”.
d) 
Ponciano, por meio da fala “Seu filho de égua, que pensa que é?”, pretende enfraquecer a hierarquia de poder do local em que vive, torná-la mais democrática.
e) 
a expressão “No rabo dessa justiça” é empregada como um recurso estilístico que caracteriza a linguagem do texto como formal.
Esta questão recebeu 109 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ª Aplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 148
Um construtor pretende murar um terreno e, para isso, precisa calcular o seu perímetro. O terreno está representado no plano cartesiano, conforme a figura, no qual foi usada a escala 1 : 500. Use 2,8 como aproximação para 8. De acordo com essas informações, o perímetro do terreno, em metros, é a) 110. b)120. c) 124. d) 130. e) 144.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 44
...
Base dudow 2000 – Questão 53
"Ficava no canto da maloca, espiava o trabalho dos outros e nada dizia." ...
Base dudow 2000 – Questão 35
“Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu autossuficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)” A oração grifada no período acima tem valor: a) condicional; b) conclusivo; c) concessivo; d) conformativo; e) causal.
Base dudow 2000 – Questão 48
No voo do instante, ele sentiu uma coisinha caindo em seu coração, e adivinhou que era tarde, que nada mais adiantava. ...