ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 116

Linguagens / Português
O falecimento de uma criança é um dia de festa. Ressoam as violas na cabana dos pobres pais, jubilosos entre as lágrimas; referve o samba turbulento; vibram nos ares, fortes, as coplas dos desafios, enquanto, a uma banda, entre duas velas de carnaúba, coroado de flores, o anjinho exposto espelha, no último sorriso paralisado, a felicidade suprema da volta para os céus, para a felicidade eterna — que é a preocupação dominadora daquelas almas ingênuas e primitivas. 
CUNHA, Euclides da. Os sertões: campanha de Canudos. Edição comemorativa do 90.º ano do lançamento. Rio de Janeiro: Ediouro, 1992, p. 78. 
 
Nessa descrição de costume regional, é empregada 
a) variante linguística que retrata a fala típica do povo sertanejo. 
b) a linguagem científica, por meio da qual o autor denuncia a realidade brasileira. 
c) a modalidade coloquial da linguagem, ressaltando-se expressões que traduzem o falar de tipos humanos marginalizados. 
d) linguagem literária, na modalidade padrão da língua, por meio da qual é mostrado o Brasil não-oficial dos caboclos e do sertão. 
e) variedade linguística típica da fala doméstica, por meio de palavras e expressões que recriam, com realismo, a atmosfera familiar. 
 
Esta questão recebeu 201 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 112
TEXTO I ...
UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 4
Assinale a alternativa em que há uso do sentido não-literal das palavras. a) Ao reajustar minha expectativa... b) A sensação subjetiva de conhecimento... c) Aquilo a que estamos acostumados... d) O grau de conhecimento, nessa perspectiva... e) Urge domá-lo, reapaziguar a imaginação.
Base dudow 2000 – Questão 40
Assinale a alternativa em que há uma relação de causa entre as orações: a) A ciência é meu emprego, como Itaguaí é o meu universo. b) D. Evarista não deu filhos a Bacamarte, como ele esperava. c) Nada era tão importante para o médico como o estudo e a ciência. d) Como diziam as crônicas, Simão Bacamarte estudara em Coimbra e Pádua. e) Como D. Evarista era sadia, Simão Bacamarte acreditava que lhe desse filhos.
ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 145
Ano após ano, muitos brasileiros são vítimas de homicídio no Brasil. O gráfico apresenta a quantidade de homicídios registrados no Brasil, entre os anos 2000 e 2009. ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 116
eu acho um fato interessante... né... foi como meu pai e minha mãe vieram se conhecer... né... que... minha mãe morava no Piauí com toda família... né... meu...meu avô... materno no caso... era maquinista... ele sofreu um acidente......