ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 116

Linguagens / Português
O falecimento de uma criança é um dia de festa. Ressoam as violas na cabana dos pobres pais, jubilosos entre as lágrimas; referve o samba turbulento; vibram nos ares, fortes, as coplas dos desafios, enquanto, a uma banda, entre duas velas de carnaúba, coroado de flores, o anjinho exposto espelha, no último sorriso paralisado, a felicidade suprema da volta para os céus, para a felicidade eterna — que é a preocupação dominadora daquelas almas ingênuas e primitivas. 
CUNHA, Euclides da. Os sertões: campanha de Canudos. Edição comemorativa do 90.º ano do lançamento. Rio de Janeiro: Ediouro, 1992, p. 78. 
 
Nessa descrição de costume regional, é empregada 
a) variante linguística que retrata a fala típica do povo sertanejo. 
b) a linguagem científica, por meio da qual o autor denuncia a realidade brasileira. 
c) a modalidade coloquial da linguagem, ressaltando-se expressões que traduzem o falar de tipos humanos marginalizados. 
d) linguagem literária, na modalidade padrão da língua, por meio da qual é mostrado o Brasil não-oficial dos caboclos e do sertão. 
e) variedade linguística típica da fala doméstica, por meio de palavras e expressões que recriam, com realismo, a atmosfera familiar. 
 
Esta questão recebeu 74 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 109
BROWNE, C. Hagar, o horrivel. Jornal O GLOBO. Segundo Caderno. 20 fev. 2009 ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 132
Pintura Rupestre. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 31
O skate apareceu como forma de vivência no lazer em períodos de baixa nas ondas e ficou conhecido como “surfinho”. No início foram utilizados eixos e rodinhas de patins pregados numa madeira qualquer, para sua composição, sendo as rodas...
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 124
Palavras jogadas fora ...
ENEM 2008 – Questão 17
A linguagem utilizada pelos chineses há milhares de anos é repleta de símbolos, os ideogramas, que revelam parte da história desse povo. Os ideogramas primitivos são quase um desenho dos objetos representados. Naturalmente, esses desenhos...