ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 103

Linguagens / Português
Texto 1 
José de Anchieta fazia parte da Companhia de Jesus, veio ao Brasil aos 19 anos para catequizar a população das primeiras cidades brasileiras e, como instrumento de trabalho, escreveu manuais, poemas e peças teatrais. 
 
Texto 2 
Todo o Brasil é um jardim em frescura e bosque e não se vê em todo ano árvore nem erva seca. Os arvoredos se vão às nuvens de admirável altura e grossura e variedade de espécies. Muitos dão bons frutos e o que lhes dá graça é que há neles muitos passarinhos de grande formosura e variedades e em seu canto não dão vantagem aos rouxinóis, pintassilgos, colorinos e canários de Portugal e fazem uma harmonia quando um homem vai por este caminho, que é para louvar o Senhor, e os bosques são tão frescos que os lindos e artificiais de Portugal ficam muito abaixo. 
ANCHIETA, José de. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões do Padre 
Joseph de Anchieta. Rio de Janeiro: S.J., 1933, 430-31 p. 

A leitura dos textos revela a preocupação de Anchieta com a exaltação da religiosidade. No texto 2, o autor exalta, ainda, a beleza natural do Brasil por meio
a) do emprego de primeira pessoa para narrar a história de pássaros e bosques brasileiros, comparando-os aos de Portugal. 
b) da adoção de procedimentos típicos do discurso argumentativo para defender a beleza dos pássaros e bosques de Portugal. 
c) da descrição de elementos que valorizam o aspecto natural dos bosques brasileiros, a diversidade e a beleza dos pássaros do Brasil. 
d) do uso de indicações cênicas do gênero dramático para colocar em evidência a frescura dos bosques brasileiros e a beleza dos rouxinóis. 
e) do uso tanto de características da narração quanto do discurso argumentativo para convencer o leitor da superioridade de Portugal em relação ao Brasil. 
Esta questão recebeu 415 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 118
A língua é um patrimônio cultural indispensável para a preservação da memória e da identidade de um povo. Nesse contexto, percebe-se, na tirinha, uma crítica ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 107
A transparência na administração pública tem um lado positivo, ao permitir o acompanhamento das ações e das despesas dos governos por parte dos cidadãos. Por outro lado, a divulgação indiscriminada de informações, especialmente associadas...
Base dudow 2000 – Questão 43
Em “Essa situação faz com que a família pobre se desarticule, levando, muitas vezes, o pai a ser uma espécie de pioneiro na busca de trabalho, obrigando-o a longos períodos de separação do resto da família”, o pronome oblíquo o refere-se ao antecedente indicado na alternativa: a) trabalho b) pioneiro c) pai d) espécie e) pobre
Base dudow 2000 – Questão 56
Assinale a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece: a) Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim... sem fim... b) “Não discuto com o destino o que pintar eu assino.” c) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros. d) Conheça você também a obra desse grande mestre. e) Semântica é o estudo da significação das palavras.
INSPER 1 2014 – Questão 3
(Folha de S. Paulo, 28/06/2013) O último quadrinho permite pressupor que a) Garfield não gosta de nenhuma verdura que Jon lhe oferece. b) Liz não é uma companhia agradável para Garfield. c) todo animal de estimação gosta da companhia do dono. d) a companhia de Jon é tão desagradável quanto brócolis. e) Garfield não entende os motivos que uniram Jon e Liz.