UNESP 2012 – Questão 60

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Leia o trecho da entrevista com um ex-presidente dos Estados Unidos.
Veja – Lucro rima com ONG?
Bill Clinton – Sim. Queremos que os investidores tenham lucro. Não existe incompatibilidade. Sem lucro, as operações de microcrédito tendem a não ser sustentáveis. É preciso, porém, que a busca do lucro seja alinhada a objetivos sociais. (…) No nosso caso, recebemos 20 milhões de dólares do milionário mexicano Carlos Slim e do não menos rico Frank Giustra, do Canadá, para emprestar a pequenos empreendedores do Haiti. Eles vão ter lucro nessas operações, mas já se comprometeram a reinvesti-lo nos mesmos moldes.
(Veja, 22.06.2011. Adaptado.)
 
Assinale a alternativa que corresponde ao pensamento econômico expresso no texto.
a) O pensamento do ex-presidente reflete concepções próprias de uma economia socialista, caracterizada por forte intervenção e planificação por parte do Estado.
b) Para o ex-presidente, os problemas sociais devem ser resolvidos pelos próprios países, sem o apoio de ajudas externas.
c) Na concepção do ex-presidente, organizações não-governamentais devem ser entidades sem fins lucrativos.
d) O ex-presidente defende princípios não liberais na área econômica.
e) Para Bill Clinton, os problemas sociais podem ser resolvidos no interior da lógica da economia capitalista.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP s. port 2006 – Questão 32
A tabela contém indicadores socioeconômicos do Chile e da média de todos os países da América Latina. ...
UNESP 2010 – Questão 43
Na Primeira República (1889-1930) houve a reprodução de muitos aspectos da estrutura econômica e social constituída nos séculos anteriores. Noutros termos, no final do século XIX e início do XX conviveram, simultaneamente, transformações e...
UNESP 2010 – Questão 34
(...) como puder, direi algumas coisas das que vi, que, ainda que mal ditas, bem sei que serão de tanta admiração que não se poderão crer, porque os que cá com nossos próprios olhos as vemos não as podemos com o entendimento compreender. ...
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 125
​O novo boca a boca ...
PASUSP 2009 – Questão 9
“Quem não tem cão, caça com gato”. O sentido deste provérbio é: a) Os cães são melhores do que os gatos, mas não temos cães. b) Sem aquilo que queremos, procuramos algo semelhante. c) Os animais são excelentes auxiliares na caça. d) Algumas pessoas têm mais sorte do que outras. e) Devemos sempre procurar melhorar na vida.