ENEM PPL Linguagens e Humanas 2020 – Questão 25

Linguagens / Português
Álvaro, me adiciona
    “Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.” Espanta que Álvaro de Campos tenha dito isso antes do advento das redes sociais. O heterônimo parece estar falando da minha timeline: “Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?”.
    Humblebrag é uma palavra que faz falta em português. Composta pela junção das palavras humble (humilde) e brag (gabar-se), seria algo como a gabação modesta. Em vez de simplesmente gabar-se: “Ganhei um prêmio de melhor ator no Festival de Gramado”, você diz: “O Festival de Gramado está muito decadente. Para vocês terem uma ideia, me deram um prêmio de melhor ator.”
    Atenção: se todo post é vaidoso, toda coluna também. Percebam o uso de palavras em inglês, a citação a Fernando Pessoa. Tudo o que eu mais quero é que vocês me achem o máximo. “Então sou só eu que sou vil e errôneo nessa terra?”. Não, Álvaro. Me adiciona.
DUVIVIER, G. Caviar é uma ova. São Paulo: Cia. das Letras, 2016 (adaptado).
 
O texto traz uma crítica ao uso que as pessoas fazem da linguagem nas redes sociais. Qual passagem exemplifica linguisticamente essa crítica?
a) “‘Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo’.”
b) “O heterônimo parece estar falando da minha timeline: ‘Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?’”.
c) “Humblebrag é uma palavra que faz falta em português. Composta pela junção das palavras
humble (humilde) e brag (gabar-se), seria algo como a gabação modesta.”
d) “‘O Festival de Gramado está muito decadente. Para vocês terem uma ideia, me deram um prêmio de melhor ator’.”
e) “Tudo o que eu mais quero é que vocês me achem o máximo. ‘Então sou só eu que sou vil e errôneo nessa terra?’. Não, Álvaro. Me adiciona.”
Esta questão recebeu 222 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2002 – Questão 45
Considerando que discurso indireto livre seja uma aproximação muito estreita das “falas do narrador e da personagem”, indique a alternativa em que tal discurso ocorre. a) Pensei que fosse por coincidência. b) Num dia de chuva, ofereci carona. c) Avisou-me que um dos pneus do meu carro estava baixo. d) “É a moça da garagem.” e) Perguntou-me se podia deixar os originais, não tinha pressa, queria uma opinião.
FUVEST 2019 – Questão 58
De acordo com o texto, o “mito político” a) prejudica o entendimento do mundo real. b) necessita da abstração do tempo. c) depende da verificação da verdade. d) é uma fantasia desvinculada da realidade. e) atende a situações concretas.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 44
O sucesso das redes sociais é fruto da combinação inteligente da capacidade de interagir dentro de uma mesma página da internet e do uso de sistemas de avaliação. Existem duas dinâmicas psicossociais legitimando tais recursos de avaliação....
Base dudow 2000 – Questão 7
(...) "Do Pantanal, corra até Bonito, onde um mundo de águas cristalinas faz tudo parecer um imenso aquário." ...
Base dudow 2000 – Questão 20
É comum que, na formação das palavras da língua portuguesa, algumas se tenham consagrado com prefixo latino e outras se tenham consagrado com prefixo grego, ambos com o mesmo significado. Isso acontece em qual alternativa? a) Ditirambo e exaltação. b) Progresso e pregresso. c) Diversidade e desgarrar. d) Diáfano e tranquilo. e) Ambidestro e anfibologia.