ENEM PPL Linguagens e Humanas 2019 – Questão 28

Linguagens / Português
O craque crespo
 
Desde que Neymar despontou no futebol, uma de suas marcas registradas é o cabelo. Sempre com um visual novo a cada campeonato. Mas nesses anos de carreira ainda faltava o ídolo fazer uma aparição nos gramados com seu cabelo crespo natural, que ele assumiu recentemente para a alegria e a autoestima dos meninos cacheados que sonham ser craques um dia.
É difícil assumir os cachos e abandonar a ditadura do alisamento em um mundo onde o cabelo liso é tido como o padrão de beleza ideal. Quando conseguimos fazer a transição capilar, esse gesto nos aproxima da nossa real identidade e nos empodera. Falo por experiência própria. Passei 30 anos usando cabelos lisos e já nem me lembrava de como eram meus fios naturais. Recuperar a textura crespa, para além do cuidado estético, foi um ato político, de aceitação, de autorreconhecimento e de redescoberta da minha negritude.
O discurso dos fios naturais tem ganhado uma representação cada vez mais positiva, valorizando a volta dos cachos sem cair no estereótipo do “exótico”, muito comum no Brasil. O cabelo crespo, definitivamente, não é uma moda passageira. Torço que para Neymar também não seja. Alexandra Loras é ex-consulesa da França em São Paulo, empresária, consultora de empresas e autora de livros.
LORAS, A. O craque crespo. Disponível em: http://diplomatique.org.br. Acesso em: 1 set. 2017.

Considerando os procedimentos argumentativos presentes nesse texto, infere-se que o objetivo da autora é
a) valorizar a atitude do jogador ao aderir à moda dos cabelos crespos.
b) problematizar percepções identitárias sobre padrões de beleza.
c) apresentar as novas tendências da moda para os cabelos.
d) relatar sua experiência de redescoberta de suas origens.
e) evidenciar a influência dos ídolos sobre as crianças.
Esta questão recebeu 186 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2010 – Questão 7
O autor de Astroteologia caracteriza como um misto de adoração e terror a reação dos homens caso encontrem alienígenas. Em Science Fiction, o contato do homem com o alienígena é caracterizado de modo diferente. O verso que melhor expressa tal diferença é: a) O marciano encontrou-me na rua (v. 1) b) e teve medo de minha impossibilidade humana. (v. 2) c) Precisava dele como de um testemunho. (v. 6) d) Mas, recusando o colóquio, desintegrou-se (v. 7)
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 15
Harmonia do equilíbrio! ...
FUVEST 2005 – Questão 14
A palavra assinalada no trecho “que devia ser sua colaboradora na vida de D. Plácida” mantém uma relação sinonímica com a palavra dia(s) em: a) “um dia, (…), viu entrar a dama”. b) “Viu-a outros dias”. c) “ao acender os altares, nos dias de festa”. d) “podia dizer aos autores de seus dias”. e) “até acabar um dia na lama”.
UERJ 2005 – Questão 3
Na velhice perde-se a nitidez da visão e se aguça a do espírito. (ref.6) As duas ideias presentes nesse fragmento estabelecem relação semântica de: a) alternância. b) implicação. c) explicação. d) oposição.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 32
O texto sobre os chamados nativos digitais traz informações com a função de a) propor ações específicas para cada etapa da infância. b) estabelecer regras que devem ser seguidas à risca. c) explicar os efeitos do acesso precoce à internet. d) determinar a incorporação de rituais à educação dos filhos. e) educar com base em um conjunto de estratégias formativas.