ENEM PPL Linguagens e Humanas 2018 – Questão 19

Linguagens / Português
“Escrever não é uma questão apenas de satisfação pessoal”, disse o filósofo e educador pernambucano Paulo Freire, na abertura de suas Cartas a Cristina, revelando a importância do hábito ritualizado da escrita para o desenvolvimento de suas ideias, para a concretização de sua missão e disseminação de seus pontos de vista. Freire destaca especial importância à escrita pelo desejo de “convencer outras pessoas”, de transmitir seus pensamentos e de engajar aqueles que o leem na realização de seus sonhos.
KNAPP, L. Linha fina. Comunicação Empresarial, n. 88, out. 2013.

Segundo o fragmento, para Paulo Freire, os textos devem exercer, em alguma medida, a função conativa, porque a atividade de escrita, notadamente, possibilita
a) levar o leitor a realizar ações.
b) expressar sentimentos do autor.
c) despertar a atenção do leitor.
d) falar da própria linguagem.
e) repassar informações.
Esta questão recebeu 86 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 107
Assum preto ...
Base dudow 2000 – Questão 81
Na frase "Dada a atitude de CERTOS estudantes, criticá-los é O que se faz NECESSÁRIO", as palavras em destaque são, respectivamente, a) pronome relativo - artigo - advérbio. b) pronome indefinido - pronome demonstrativo - adjetivo. c) pronome demonstrativo - artigo - advérbio. d) pronome indefinido - pronome demonstrativo - substantivo. e) pronome demonstrativo - artigo - adjetivo.
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 52
Com direitos civis, mas sem direitos políticos, além das mulheres, milhões de camponeses iletrados, em sua maioria não brancos, num contexto altamente racista e racializado, milhares de imigrantes estrangeiros recém-chegados e de...
Base dudow 2000 – Questão 3
No texto, a comparação do campo com um quadro negro aponta a) o pessimismo do tático em relação ao futuro do jogo. b) um recurso utilizado no vestiário. c) a visão de jogo como movimento contínuo. d) o recurso didático preferido pelo técnico Tim. e) um meio de pensar o jogo como algo previsível.
Base dudow 2000 – Questão 25
Em "Escrever é alguma coisa extremamente forte, mas que pode me trair e me abandonar.", as palavras grifadas podem ser classificadas como, respectivamente: a) pronome adjetivo - conjunção aditiva. b) pronome interrogativo - conjunção aditiva. c) pronome substantivo - conjunção alternativa. d) pronome adjetivo - conjunção adversativa. e) pronome interrogativo - conjunção alternativa.