ENEM PPL - Linguagens e Humana 2022 – Questão 43

Linguagens / Português
A produção em massa em grandes fábricas se tornou símbolo da Segunda Revolução Industrial. Agora, após um século, uma nova transformação se anuncia. Ela é trazida por aparelhos do tamanho de um micro-ondas que constroem um objeto real a partir de um arquivo 3 digital: as impressoras tridimensionais. Elas funcionam como uma impressora convencional que muitos têm em casa. Basta apertar o botão na tela do computador para que o arquivo digital, com o desenho em três dimensões do objeto a fabricar, seja enviado para a máquina. Em vez de tinta, elas usam materiais como plástico,gesso, silicone, borracha ou metais para fazer sapatos, próteses dentárias, joias, luminárias, brinquedos ou peças de equipamentos hospitalares. Até há pouco tempo, esses equipamentos custavam centenas de milhares de reais e ficavam restritos às grandes indústrias. Hoje já é possível levar para casa uma impressora 3D e usá-la para fabricar objetos. “Uma nova revolução industrial está a caminho”, diz o jornalista e físico Chris Anderson.
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 17 fev. 2013 (adaptado).


Segundo esse texto, as impressoras tridimensionais prenunciam uma nova Revolução Industrial porque são tecnologias que
a) diminuíram de tamanho.
b) tiveram seus preços reduzidos.
c) trabalham com um arquivo digital.
d) facilitam a confecção de objetos 3D.
e) permitem a individualização da manufatura.
Esta questão recebeu 282 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 30
Qual a diferença entre freios ventilados, ...
FUVEST 2005 – Questão 2
Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma frase do texto em: ...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 83
CHRISTOPHERSON. R. W. Gcossistcmas: uma introdução à geografia física. Porto Alegre: Bookman. 2012. A imagem ilustra a ação de um agente natural no planeta caracterizado por a) inversão sazonal de fluxos atmosféricos nas zonas temperadas. b) formação de baixa pressão na linha do Equador. c) expansão de brisas geladas em áreas ciclonais. d) movimentação constante de frentes frias para o Polo Sul. e) ascensão do ar aquecido nas regiões anticiclonais.
UERJ 2006 – Questão 11
O uso das palavras rosa e cravo é recusado pelo enunciador do texto de Jorge Amado. Essa recusa ocorre, pois essas palavras assumem, no texto, o sentido de: a) ameaça b) alienação c) infelicidade d) cumplicidade
Base dudow 2000 – Questão 52
Recheio, fruta-do-conde e cruzamento passaram, respectivamente, pelos seguintes processos de formação: a) Hibridismo, derivação sufixal e composição b) Derivação prefixal, composição e derivação sufixal. c) Derivação prefixal, hibridismo e derivação sufixal d) Hibridismo, derivação sufixal e derivação prefixal. e) Derivação sufixal, hibridismo e composição.