ENEM PPL - Linguagens e Humana 2022 – Questão 33

Linguagens / Português
A historiografia do país demonstra que foi necessário considerável esforço do colonizador português em impor sua língua pátria em um território tão extenso. Trata-se de um fenômeno político e cultural relevante o fato de, na atualidade, a língua portuguesa ser a língua oficial e plenamente inteligível de norte a sul do país, apesar das especificidades e da grande diversidade dos chamados “sotaques” regionais. Esse empreendimento relacionado à imposição da língua portuguesa foi adotado como uma das estratégias de dominação, ocupação e demarcação das fronteiras do território nacional, sucessivamente, em praticamente todos os períodos e regimes políticos. Da Colônia ao Império, da República ao Estado Novo e daí em diante.
Tomemos como exemplo o nheengatu, uma língua baseada no tupi antigo e que foi fruto do encontro, muitas vezes belicoso e violento, entre o colonizador e as populações indígenas da costa brasileira e de grande parte da Amazônia. Foi a língua geral de comunicação no período colonial até ser banida pelo Marquês de Pombal, a partir de 1758, caindo em pleno processo de desuso e decadência a partir de então. Foram falantes de nheengatu que nominaram uma infinidade de lugares, paisagens, acidentes geográficos, rios e até cidades. Atualmente, resta um pequeno contingente de falantes dessa língua no extremo norte do país. É utilizada como língua franca em regiões como o Alto Rio Negro, sendo inclusive fator de afirmação étnica de grupos indígenas que perderam sua língua original, como os Barés, Arapaços, Baniwas e Werekenas.
Disponível em: http://desafios.ipea.gov.br.
Acesso em: 20 out. 2021 (adaptado).


Da leitura do texto, depreende-se que o patrimônio linguístico brasileiro é
a) constituído por processos históricos e sociais de dominação e violência.
b) decorrente da tentativa de fusão de diferentes línguas indígenas.
c) exemplificativo da miscigenação étnica da sociedade nacional.
d) caracterizado pela diversidade de sotaques e regionalismos.
e) resultado de sucessivas ações de expansão territorial.
Esta questão recebeu 131 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 24
Nos dias atuais, para as crianças e os adolescentes, a alimentação adequada e balanceada está associada, na maioria das vezes, à busca da forma ideal, segundo padrões ditados pela mídia. Se antes essa preocupação era predominantemente...
FUVEST 2015 – Questão 26
Considerada no contexto, a palavra sublinhada no trecho “mal seus olhos descobriram entre os utensílios a enxada” (ref.4) expressa ideia de a) tempo. b) qualidade. c) intensidade. d) modo. e) negação.
UERJ 2011 – Questão 10
Com a inacreditável capacidade humana de ter ideias, sonhar, imaginar, observar, descobrir, constatar, enfim, refletir sobre o mundo e com isso ir crescendo, a produção textual vem se ampliando ao longo da história. (ref.1) O trecho destacado acima estabelece uma relação de sentido com o restante da frase. Essa relação de sentido pode ser definida como: a) simultaneidade. b) consequência. c) oposição. d) causa.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 27
Uma marca de eletrodomésticos que retornou para o mercado brasileiro posicionou painéis em pontos estratégicos da cidade de São Paulo com frases que trazem histórias reais de mulheres que desafiaram padrões e estereótipos, com a premissa de...
UERJ 2010 – Questão 14
A descrição do narrador revela que ele toma conhecimento da paisagem de modo gradativo. ...