ENEM PPL Humanas e Natureza 2013 – Questão 71

Ciências da Natureza / Biologia / Ecossistemas / Ecologia
As algas marinhas podem ser utilizadas para reduzir a contaminação por metais pesados em ambientes aquáticos. Elas podem funcionar como uma “esponja biológica”, absorvendo esses poluentes. Dentro das células dessas algas, esses metais são imobilizados no vacúolo por mecanismos bioquímicos.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br.
Acesso em: 21 nov. 2011 (adaptado).
 
Nesse processo, as algas atuam como agentes que promovem a
a) biodigestão.
b) eutrofização.
c) desnitrificação.
d) biorremediação.
e) biomonitoração.
Esta questão recebeu 168 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 77
Durante uma faxina, a mãe pediu que o filho a ajudasse, deslocando um móvel para mudá-lo de lugar. Para escapar da tarefa, o filho disse ter aprendido na escola que não poderia puxar o móvel, pois a Terceira Lei de Newton...
UNESP 2016 – Questão 73
A partir das informações contidas no texto, é correto afirmar que a enzima luciferase a) aumenta a energia de ativação da reação global de formação da oxiluciferina. b) é um dos produtos da reação. c) é responsável pela emissão de luz. d) é o intermediário da reação, a partir do qual se originam os produtos. e) atua como catalisador, pois interfere na reação sem ser consumida no processo.
ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 64
Rua da Passagem ...
UFRGS - Biologia 2011 – Questão 15
Um reduzido suprimento de sangue no músculo cardíaco de mamíferos acarreta a) a diminuição do suprimento de oxigênio. b) o aumento do número de hemácias. c) o aumento do número de mitocôndrias. d) o aumento do metabolismo oxidativo. e) a diminuição da concentração de ácido láctico.
Base dudow 2000 – Questão 4
Os moluscos bivalves (ostras e mexilhões) são organismos economicamente importantes como fonte de alimento para o homem, por possuírem alto valor nutritivo. Eles conseguem filtrar grandes volumes de água em poucas horas, daí serem comumente...