ENEM PPL Humanas e Natureza 2012 – Questão 55

Ciências da Natureza / Física / Fundamentos da Ondulatória / Natureza das Ondas
A terapia fotodinâmica é um tratamento que utiliza luz para cura de câncer através da excitação de moléculas medicamentosas, que promovem a desestruturação das células tumorais. Para a eficácia do tratamento, é necessária a iluminação na região do tecido a ser tratado. Em geral, as moléculas medicamentosas absorvem as frequências mais altas. Por isso, as intervenções cutâneas são limitadas pela penetração da luz visível, conforme a figura:
A profundidade de até 2 mm em que o tratamento cutâneo é eficiente se justifica porque a luz de
a) curto comprimento de onda é mais refletida pela pele.
b) maior energia é mais absorvida pelo tecido orgânico.
c) menor energia é absorvida nas regiões mais profundas.
d) todos os comprimentos de onda terão alta intensidade.
e) cada comprimento de onda percebe um índice de refração diferente.
Esta questão recebeu 131 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2013 – Questão 20
Uma flauta andina, ou flauta de pã, é constituída por uma série de tubos de madeira, de comprimentos diferentes, atados uns aos outros por fios vegetais. As extremidades inferiores dos tubos são fechadas. A frequência fundamental de...
FATEC 2007 – Questão 27
Em um dia de inverno, a temperatura ambiente está muito baixa. Com a finalidade de aquecer o ar do interior de uma pequena caixa que estava em contato com o ambiente, coloca-se dentro dessa caixa um objeto que está inicialmente a 100 °C. A tabela abaixo mostra 5 possibilidades para esse objeto: O objeto mais indicado para tal finalidade é: a) A. b) B. c) C. d) D. e) E.
UERJ 2013 – Questão 40
Em um laboratório, as amostras X e Y, compostas do mesmo material, foram aquecidas a partir da mesma temperatura inicial até determinada temperatura final. Durante o processo de aquecimento, a amostra X absorveu uma quantidade de calor maior que a amostra Y. Considerando essas amostras, as relações entre os calores específicos cX e cY , as capacidades térmicas CX e CY e as massas mX e mY são descritas por: a) b) c) d)
Base dudow 2000 – Questão 20
Uma balança na portaria de um prédio indica que o peso de Chiquinho é de 600 Newtons. A seguir, outra pesagem é feita na mesma balança, no interior de um elevador, que sobe com aceleração de sentido contrário ao da aceleração da gravidade e módulo a = g/10, em que g = 10 m/s2. Nessa nova situação, o ponteiro da balança aponta para o valor que está indicado em qual das opções? a) 540 N b) 570 N c) 630 N d) 660 N e) a balança não se altera.
UNICAMP 2016 – Questão 56
Tempestades solares são causadas por um fluxo intenso de partículas de altas energias ejetadas pelo Sol durante erupções solares. Esses jatos de partículas podem transportar bilhões de toneladas de gás eletrizado em altas velocidades, que...