ENEM PPL Humanas e Natureza 2011 – Questão 10

Ciências Humanas / Geografia
Mata Atlântica perdeu 31 195 hectares de sua cobertura vegetal. Segundo o levantamento, os dados apontam uma redução de 55% na taxa média anual de desmatamento, comparando com o período anterior analisado, o triênio 2005 a 2008. Essa diminuição pode ser explicada pelo avanço da legislação e também pelo trabalho dos órgãos de fiscalização. 
VIALLI, A. O Estado de São Paulo, 27 maio 2011.

Dada a sua grande extensão, é difícil e caro fiscalizar o bioma em questão, no entanto, uma forma de vigilância eficiente e que vem sendo utilizada no Brasil para esse fim é:
a) O aperfeiçoamento profissional dos fiscais, já que a modernização da sua atuação diminui o desmatamento. 
b) A implantação de Reservas de Preservação, que tornam as áreas intocáveis e, assim, isentas de degradação.
c) A formação de Reservas de Conservação, cujos proprietários, extrativistas, impedem o desmatamento. 
d) A constituição de reservas indígenas, já que as terras passam a ser propriedade dos índios. 
e) O uso de equipamentos de sensoriamento remoto, por meio de imagens de satélites. 
 
Esta questão recebeu 57 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 3
Observe o mapa a seguir: O mapa da América do Sul, apresentado anteriormente, mostra uma regionalização. Aquelas regiões indicadas por hachuras distintas e pelos números 1, 2 e 3 são, respectivamente: a) América Andina, Guianas e América Platina. b) Guianas, América Platina e América Andina. c) América Platina, América Andina e Guianas. d) Guianas, América Andina e América Platina. e) América Andina, América Platina e Guianas.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 46
A figura representa a análise gráfica de um estudo acerca da dispersão de uma doença  transmitida a um grupo de pessoas que compartilhou um mesmo ambiente de trabalho: ...
UEL 2009 – Questão 49
Com base no Texto XIII e nos conhecimentos sobre os subtemas, assinale a alternativa correta. ...
UNESP (julho) 2008 – Questão 34
No mapa está representada a dinâmica locacional de uma atividade econômica brasileira que teve sua origem vinculada a acumulação de capitais, disponibilidade de mão-de-obra e mercado consumidor interno e desenvolvimento de infraestrutura, e que...
UNESP 2010 – Questão 60
Segundo Samuel Huntington, a política mundial está sendo reconfigurada seguindo linhas culturais e civilizacionais, nas quais o papel das religiões é muito importante. Correlacione as duas colunas: Os países e suas respectivas religiões predominantes são: a) 1b, 2c, 3a e 4d. b) 1c, 2a, 3d e 4b. c) 1b, 2c, 3d e 4a. d) 1c, 2d, 3a e 4b. e) 1b, 2d, 3c e 4a.