ENEM PPL Humanas e Natureza 2009 – Questão 88

Ciências Humanas / Geografia / A Organização do Espaço Agrário / Espaço Agrário
    A chamada Revolução Verde, iniciada na década de 1950, consistia em mudanças tecnológicas na produção agrícola e na reestruturação fundiária nos países subdesenvolvidos. Um dos objetivos dessas mudanças era resolver o problema da fome no mundo. 
 
As consequências imediatas dessa revolução nos países subdesenvolvidos incluem 
a) a reestruturação fundiária em minifúndios e a agricultura familiar, promovendo, assim, a diversificação de produtos agrícolas. 
b) o predomínio do sistema de produção de policulturas, o que resultou em sérios problemas de ordem ambiental, visto que as mesmas áreas eram utilizadas para o plantio de várias culturas, o que acarretava o desgaste do solo. 
c) a mecanização e o uso de alta tecnologia no campo, que aumentaram os postos de trabalho rural e o emprego, contendo o êxodo rural, que apresentava altos índices nesses países. 
d) a produção em larga escala por meio do sistema de monocultura, o que resultou no aumento da produtividade da área cultivada e da produção de alimentos, com destaque para a produção de cereais. 
e) a reestruturação legal das questões fundiárias, que amenizou os conflitos no campo, e a valorização do pequeno e médio agricultor. 
 
Esta questão recebeu 151 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 72
Em um violão afinado, quando se toca a corda Lá com seu comprimento efetivo (harmônico fundamental), o som produzido tem frequência de 440 Hz. Se a mesma corda do violão é comprimida na metade do seu comprimento, a frequência do novo...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 4
AP Wide World Photos/ William Kratzke, 2001. http://nymag.com. ...
UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 34
Considere a seguinte afirmação: ...
Base dudow 2000 – Questão 34
Nos EUA, principalmente nas duas últimas décadas, ocorreu uma redistribuição espacial em relação ao emprego nas indústrias. ...
UERJ 2010 – Questão 44
Mudanças na estrutura etária da população brasileira www.ibge.gov.br A partir da análise do gráfico, é possível projetar a redução da demanda por investimento público no seguinte segmento: a) sistema de previdência social b) infraestrutura de apoio ao turismo c) rede de escolas de ensino fundamental d) programa de atendimento médico-hospitalar