ENEM PPL Humanas e Natureza 2009 – Questão 72

Ciências Humanas / História
Entre os séculos XIX e XX, a razão principal para incentivar a vinda de imigrantes para o Brasil, uma iniciativa do Estado e de particulares (principalmente fazendeiros), foi a necessidade de conseguir mão de obra para a expansão da lavoura cafeeira. O gráfico a seguir representa as quantidades, em milhares, de imigrantes que entraram no Brasil, nos séculos XIX e XX. 
 
Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. 
Acesso em: 18 out. 2008 (adaptado). 
 
Correlacionando a imigração para o Brasil com os outros eventos históricos registrados no gráfico, conclui-se que 
a) 
as políticas de incentivo à migração, no século XIX, não conseguiram incrementar a migração que ocorreu no século XX. 
b) o período estável de ocorrência do fluxo migratório para o Brasil coincide com a expansão da lavoura cafeeira. 
c) a imigração para o Brasil, entre 1850 e 1930, foi estimulada pela Primeira Guerra Mundial, quando a população europeia fugia do conflito. 
d) o país passou por um período de significativo crescimento econômico, desde o fim da Segunda Guerra até a década de 1970, mas deixou de atrair grandes fluxos migratórios. 
e) o Governo Vargas, percebendo que o número de empregos era insuficiente para a mão de obra no país, criou, em 1934, a Lei de Cotas de Imigração, o que resultou em um decréscimo na imigração.
Esta questão recebeu 158 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 31
O arrojado projeto arquitetônico e urbanista da nova capital federal fez com que Brasília fosse, no ano de 1987, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, porque o Plano Piloto de Brasília concretizava os princípios do a) urbanismo modernista internacional. b) modelo da arquitetura sacra europeia. c) pensamento organicista das metrópoles brasileiras. d) plano de interiorização da capital. e) projeto nacional desenvolvimentista do governo JK.
UNICAMP 2016 – Questão 22
“O Rio civiliza-se!” eis a exclamação que irrompe de todos os peitos cariocas. Temos a Avenida Central, a Avenida Beira Mar (os nossos Campos Elíseos), estátuas em toda a parte, cafés e confeitarias ( ... ), um assassinato por dia, um...
ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 15
ALBUQUERQUE, M. M.; REIS. A. C. F.; CARVALHO, C. D. Atlas histórico escolar. Rio de Janeiro, Fename, 1977 (adaptado). ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 89
O comércio soube extrair um bom proveito da interatividade própria do meio tecnológico. A possibilidade de se obter um alto desenho do perfil de interesses do usuário, que deverá levar às últimas consequências o princípio da oferta como isca...
UNESP 2014 – Questão 40
A forma como Juscelino Kubitschek é representado no cartaz ...