ENEM PPL Humanas e Natureza 2009 – Questão 39

Ciências da Natureza / Biologia / Patologias / Agentes causadores de patologias
A ideia de que uma pequena população de células-tronco malignas pode causar câncer não é exatamente nova. As primeiras pesquisas com células-tronco, nas décadas de 50 e 60 do século passado, tiveram início justamente em tumores.
CLARK, M. F.; BECKER, M. W. O potencial maligno das células-tronco.In.: Scientific American Brasil. Ano 5, no 51, 2006, p-39-46. 

As células capazes de gerarem tumores se parecem com as células-tronco em vários aspectos. Entre esse aspectos, inclui-se a capacidade de
a) alta especialização.
b) matar as células vitais circundantes.
c) originar vários outros tipos de tecido.
d) proliferação lenta, o que está relacionado à longevidade da célula.
e) proliferação agressiva, que faz com que invadam outros tecidos distantes do órgão original.
 

Esta questão recebeu 414 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2009 – Questão 14
Sobre o subtema dieta, considere as afirmativas. ...
UERJ 2016 – Questão 35
Um dos fatores determinantes da perda de cálcio dos ossos é o envelhecimento, sobretudo em mulheres. O esquema abaixo representa a regulação do cálcio no sangue humano, realizada pelas glândulas X e Y, responsáveis diretas pela produção dos...
UNICAMP 2017 – Questão 27
Em certa espécie animal a proporção de nucleotídeos Timina na molécula de DNA é igual a t > 0. Então, a proporção de nucleotídeos Citosina nesse mesmo DNA é igual a a) 1 − t. b) t/2. c) 1 − t/2. d) 1/2 − t.
UNESP (julho) 2009 – Questão 17
Leia o texto. ...
FUVEST 2010 – Questão 53
Um determinado animal adulto é desprovido de crânio e apêndices articulares. Apresenta corpo alongado e cilíndrico. Esse animal pode pertencer ao grupo dos a) répteis ou nematelmintos. b) platelmintos ou anelídeos. c) moluscos ou platelmintos. d) anelídeos ou nematelmintos. e) anelídeos ou artrópodes.