ENEM Natureza e Matematica 2022 – Questão 115

Ciências da Natureza / Física
A variação da incidência de radiação solar sobre a superfície da Terra resulta em uma variação de temperatura ao longo de um dia denominada amplitude térmica. Edificações e pavimentações realizadas nas áreas urbanas contribuem para alterar as amplitudes térmicas dessas regiões, em comparação com regiões que mantêm suas características naturais, com presença de vegetação e água, já que o calor específico do concreto é inferior ao da água. Assim, parte da avaliação do impacto ambiental que a presença de concreto proporciona às áreas urbanas consiste em considerar a substituição da área concretada por um mesmo volume de água e comparar as variações de temperatura devido à absorção da radiação solar nas duas situações (concretada e alagada). Desprezando os efeitos da evaporação e considerando que toda a radiação é absorvida, essa avaliação pode ser realizada com os seguintes dados:

 


A razão entre as variações de temperatura nas áreas concretada e alagada é mais próxima de
a) 1,0.
b) 2,1.
c) 2,5.
d) 5,3.
e) 13,1.
 
Esta questão recebeu 43 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2016 – Questão 68
Água doce: o ouro do século 21 ...
ENEM Natureza e Matemática 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 98
O sulfato de bário (BaS04) é mundialmente utilizado na forma de suspensão como contraste em radiografias de esôfago, estômago e intestino. Por se tratar de um sal pouco solúvel, quando em meio aquoso estabelece o seguinte equilíbrio: ...
Base dudow 2000 – Questão 49
A imagem de um objeto real produzida por um espelho esférico convexo é sempre: a) virtual e menor que o objeto. b) virtual e maior que o objeto. c) real e menor que o objeto. d) real e maior que o objeto. e) real e igual ao objeto.
UNESP 2017 – Questão 82
Um resistor ôhmico foi ligado a uma fonte de tensão variável, como mostra a figura. Suponha que a temperatura do resistor não se altere significativamente com a potência dissipada, de modo que sua resistência não varie. Ao se construir o gráfico da potência dissipada pelo resistor em função da diferença de potencial U aplicada a seus terminais, obteve-se a curva representada em: a) b) c) d) e)
ENEM Nat (1-45) e Hum (46-90) 2009 – Questão 30
Considere um equipamento capaz de emitir radiação eletromagnética com comprimento de onda bem menor que a radiação ultravioleta. Suponha que a radiação emitida por esse equipamento foi apontada para um tipo específico de filme fotográfico e...