ENEM Natureza e Matemática 2021 – Questão 104

Ciências da Natureza / Biologia
O rompimento da barragem de rejeitos de mineração no município mineiro de Mariana e o derramamento de produtos tóxicos nas águas do Rio Doce, ocorridos em 2015, ainda têm consequências para os organismos que habitam o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado a mais de 1000 quilômetros de distância. Esse desastre ambiental afetou o fitoplâncton, as esponjas, as algas macroscópicas, os peixes herbivoros e os golfinhos.
FRAINER. G.; SICILIANO. S.; TAVARES. D. C. Franciscana calls for help: [...].
International Whaling Commission, Conference Paper, jun. 2016 (adaptado).

Concentrações mais elevadas dos compostos citados são encontradas em
a) esponjas.
b) golfinhos.
c) fitoplâncton.
d) peixes herbivoros.
e) algas macroscópicas.
Esta questão recebeu 152 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 66
Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidência que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes. Um exemplo de tal processo é o(a): a) desenvolvimento embrionário b) reprodução sexuada c) respiração aeróbica d) excreção urinária e) síntese proteica
FAMERP 2017 – Questão 16
Após uma aula sobre a teoria evolutiva de Darwin Wallace, cinco estudantes discutiram sobre o tema e cada um chegou a uma conclusão sobre as adaptações encontradas em algumas espécies de animais. ...
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 163
Uma empresa presta serviço de abastecimento de água em uma cidade. O valor mensal a pagar por esse serviço é determinado pela aplicação de tarifas, por faixas de consumo de água, sendo obtido pela adição dos valores correspondentes a cada...
UEL 2016 – Questão 3
Leia o trecho a seguir presente no texto I. ...
ENEM PPL - Natureza e Matemática 2020 – Questão 159
Um professor pediu aos seus alunos que esboçassem um gráfico representando a relação entre metro cúbico e litro, utilizando um software. Pediu ainda que representassem graficamente os pontos correspondentes às transformações de 0 m³, 2 m³ e 4 m³ em litro. O professor recebeu de cinco alunos os seguintes gráficos: O gráfico que melhor representa o esboço da transformação de metro cúbico para litro é o do aluno a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V