ENEM Natureza e Matemática 2019 – Questão 126

Ciências da Natureza / Biologia
No quadro estão apresentadas informações sobre duas estratégias de sobrevivência que podem ser adotadas por algumas espécies de seres vivos.
 
Na recuperação de uma área desmatada deveriam ser reintroduzidas primeiramente as espécies que adotam qual estratégia?
a) Estratégia 1, pois essas espécies produzem descendentes pequenos, o que diminui a competição com outras espécies.
b) Estratégia 2, pois essas espécies têm uma longa duração da vida, o que favorece a produção de muitos descendentes.
c) Estratégia 1, pois essas espécies apresentam um elevado potencial biótico, o que facilita a rápida recolonização da área desmatada.
d) Estratégia 2, pois essas espécies estão adaptadas a hábitats mais estáveis, o que corresponde ao ambiente de uma área desmatada.
e) Estratégia 2, pois essas espécies apresentam um tamanho populacional constante, o que propicia uma recolonização mais estável da área desmatada.
Esta questão recebeu 565 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 48
Uma pedrinha é jogada em um lago, produzindo uma onda circular, que se propaga na superfície da água. Uma pessoa próxima observa que a distância entre duas cristas sucessivas dessa onda é de 30 cm e que elas percorrem 3 m a cada 2 s. Qual a frequência associada a essa onda? a) 2,5 Hz b) 5 Hz c) 7,5 Hz d) 10 Hz e) 20 Hz
Base dudow 2000 – Questão 5
Seres vivos importantes na decomposição da matéria, com enorme capacidade de dispersão graças à presença de esporos e que servem de matéria-prima para a extração de drogas como a penicilina, são os (as): a) protozoários. b) esporófitos. c) fungos. d) cianofíceas. e) bactérias.
Base dudow 2000 – Questão 29
O esquema abaixo representa a estrutura da membrana plasmática segundo o modelo do mosaico fluido. I e II correspondem, respectivamente, a moléculas de a) Carboidratos e fosfolipídios. b) Proteínas e fosfolipídios. c) Carboidratos e proteínas. d) Fosfolipídios e proteínas. e) Fosfolipídios e carboidratos.
Base dudow 2000 – Questão 51
(PUCRS) Há cerca de três décadas, observou-se que algumas células que não possuíam mitocôndrias apresentavam outra organela até então desconhecida. Um dos primeiros relatos científicos sobre essa nova organela eucariota citoplasmática foi...
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2009 – Questão 8
Vegetais e animais transgênicos: ...