ENEM Natureza e Matemática 2019 – Questão 124

Ciências da Natureza / Física
Em 1962, um jingle(vinheta musical) criado por Heitor Carillo fez tanto sucesso que extrapolou as fronteiras do rádio e chegou à televisão ilustrado por um desenho animado. Nele, uma pessoa respondia ao fantasma que batia em sua porta, personificando o “frio”, que não o deixaria entrar, pois não abriria a porta e compraria lãs e cobertores para aquecer sua casa. Apesar de memorável,tal comercial televisivo continha incorreções a respeito de conceitos físicos relativos à calorimetria.
DUARTE, M. Jingle é a alma do negócio: livro revela os bastidores das músicas de propagandas.
Disponível em: https://guiadoscuriosos.uol.com.br. Acesso em: 24 abr. 2019 adaptado).
 
Para solucionar essas incorreções, deve-se associar à porta e aos cobertores, respectivamente, as funções de:
a) Aquecer a casa e os corpos.
b) Evitar a entrada do frio na casa e nos corpos.
c) Minimizar a perda de calor pela casa e pelos corpos.
d) Diminuir a entrada do frio na casa e aquecer os corpos
e) Aquecer a casa e reduzir a perda de calor pelos corpos.
Esta questão recebeu 993 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Natureza e Matemática 2022 – Questão 99
Escrito em 1897, pelo britânico H. G. Wells (1866-1946), O homem invisível é um livro que narra a história de um cientista que teria desenvolvido uma forma de tornar todos os tecidos do seu corpo transparentes à luz, ao fazer o índice de...
UEL 2009 – Questão 4
O LHC (Large Hadron Collider), maior acelerador de partículas do mundo, foi inaugurado em setembro de 2008, após 20 anos de intenso trabalho. Sua função é acelerar feixes de partículas, de tal forma que estes atinjam uma velocidade estimada em...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 46
A figura representa a análise gráfica de um estudo acerca da dispersão de uma doença  transmitida a um grupo de pessoas que compartilhou um mesmo ambiente de trabalho: ...
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 153
O slogan “Se beber não dirija”, muito utilizado em campanhas publicitárias no Brasil, chama a atenção para o grave problema da ingestão de bebida alcoólica por motoristas e suas consequências para o trânsito. A gravidade desse problema...
ENEM 2ª Aplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 118
Disponível em: www.repositorio.uniceub.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado). A sequência de etapas indicadas na figura representa o processo conhecido como a) mutação. b) clonagem. c) crossing-over. d) terapia gênica. e) transformação genética.