ENEM Natureza e Matemática 2018 – Questão 131

Ciências da Natureza / Física
Em desenhos animados é comum vermos a personagem tentando impulsionar um barco soprando ar contra a vela para compensar a falta de vento. Algumas vezes usam o próprio fôlego, foles ou ventiladores. Estudantes de um laboratório didático resolveram investigar essa possibilidade. Para isso, usaram dois pequenos carros de plástico. A e B, instalaram sobre estes pequenas ventoinhas e fixaram verticalmente uma cartolina de curvatura parabólica para desempenhar uma função análoga à vela de um barco. No carro B inverteu-se o sentido da ventoinha e manteve-se a vela, a fim de manter as características do barco, massa e formato da cartolina.As figuras representam os carros produzidos. A montagem do carro A busca simular a situação dos desenhos animados, pois a ventoinha está direcionada para a vela.
Com os carros orientados de acordo com as figuras, os estudantes ligaram as ventoinhas, aguardaram o fluxo de ar ficar permanente e determinaram os módulos das velocidades médias dos carros A (VA) e B (VB) para o mesmo intervalo de tempo. A respeito das intensidades das velocidades médias e do sentido de movimento do carro A, os estudantes observaram que:
a) VA= 0; VB> 0; o carro A não se move.
b) 0 < VA< VB; o carro A se move para a direita.
c) 0 < VA< VB; o carro A se move para a esquerda.
d) 0 < VB< VA; o carro A se move para a direita.
e) 0 < VB< VA; o carro A se move para a esquerda.
Esta questão recebeu 376 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Natureza e Matemática 2022 – Questão 115
Na área de comunicações, a demanda por grande volume de dados exige uma transmissão em alta frequência. Uma inovação nesse sentido foi o desenvolvimento da fibra óptica, que faz uso da luz como portadora de sinais. A fibra óptica é um meio...
FUVEST 2010 – Questão 81
Astrônomos observaram que a nossa galáxia, a Via Láctea, está a 2,5×106 anos-luz de Andrômeda, a galáxia mais próxima da nossa. Com base nessa informação, estudantes em uma sala de aula afirmaram o seguinte: ...
FAMERP 2017 – Questão 37
Dois pulsos transversais, 1 e 2, propagam-se por uma mesma corda elástica, em sentidos opostos, com velocidades escalares constantes e iguais, de módulos 60 cm/s. No instante t = 0, a corda apresenta-se com a configuração representada na figura...
UNESP 2012 – Questão 78
Clarice colocou em uma xícara 50 mL de café a 80 °C, 100 mL de leite a 50 °C e, para cuidar de sua forma física, adoçou com 2 mL de adoçante líquido a 20 °C. Sabe-se que o calor específico do café vale 1 cal/(g.°C), do leite vale 0,9...
UEL 2016 – Questão 45
Considerando que o conjunto, composto pelo macaco mecânico e as duas vigas, tenha uma massa igual a 100 toneladas, que o atrito estático entre cada viga e a parede seja μe=0,8 e que a aceleração da gravidade seja g=10 m/s2 , assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o valor da força de contato entre cada viga e a respectiva parede do prédio. a) 625 N. b) 8.000 N. c) 62.500 N. d) 625.000 N. e) 800.000 N.