ENEM Natureza e Humanas 2009 – Questão 78

Ciências Humanas / Geografia / Agropecuária
O gráfico mostra o percentual de áreas ocupadas, segundo o tipo de propriedade rural no Brasil, no ano de 2006.
 
Área ocupada pelos imóveis rurais
 
 

 
De acordo com o gráfico e com referência à distribuição das áreas rurais no Brasil, conclui-se que:
a) imóveis improdutivos são predominantes em relação às demais formas de ocupação da terra no âmbito nacional e na maioria das regiões.
b) o índice de 63,8% de imóveis improdutivos demonstram que grande parte do solo brasileiro é de baixa fertilidade, impróprio para a atividade agrícola.
c) o percentual de imóveis improdutivos iguala-se ao de imóveis produtivos somados aos minifúndios, o que justifica a existência de conflitos por terra.
d) a região Norte apresenta o segundo menor percentual de imóveis produtivos, possivelmente em razão da presença de densa cobertura florestal, protegida por legislação ambiental.
e) a região Centro-Oeste apresenta o menor percentual de área ocupada por minifúndios, o que inviabiliza políticas de reforma agrária nesta região.
Esta questão recebeu 91 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2009 – Questão 68
Observe a imagem que apresenta um fato comum encontrado em grande parte das médias e grandes cidades brasileiras na década de 1990. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 63
SALGADO-LABOURIAL, M.L., História ecológica da Terra. SãoPaulo: Edgard Blucher, 1994 (adaptado). No Hemisfério Sul, a sequência latitudinal dos desertos representada na imagem sofre uma interrupção no Brasil devido à seguinte razão: a) Existência de superfícies de intensa refletividade. b) Preponderância de altas pressões atmosféricas. c) Influência de umidade das áreas florestais. d) Predomínio de correntes marinhas frias. e) Ausência de massas de ar continentais.
ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 47
A interferência do homem no meio ambiente tem feito com que espécies de seres vivos desapareçam muito mais rapidamente do que em épocas anteriores. Vários mecanismos de proteção ao planeta têm sido discutidos por cientistas, organizações e...
ENEM 1ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 39
TEXTO I ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 53
O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Pense nas estrelas que vemos à noite, esses mundos que jamais poderemos atingir. Eu anexaria os planetas, se pudesse... Sustento que somos a...